Universo PROTESTE:
Artigo

Brasil tem milho transgênico

3 março 2008
Brasil tem milho transgênico

Os alimentos geneticamente modificados precisam ser identificados no mercado.

O artigo publicado na PRO TESTE n° 67, mar/08 diz que no Brasil o único transgênico com cultivo autorizado pelo governo é a soja. Entretanto, enquanto a revista estava sendo impressa, houve a liberação pela CNTBio para o cultivo de duas espécies de milho: a Guardian, produzida pela Monsanto, resistente à insetos e a Libertlink, produzida pela Bayer, resistente a um herbicida utilizado no combate a ervas daninhas.

Além disso, anteriormente, o cultivo de algodão transgênico também já havia sido liberado pela CNTBio, mas com ressalvas: ficando proibido o seu cultivo no norte da Bahia, na região do Seridó, em toda a região norte, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.

Até o momento, a Pro Teste não vê motivos para rejeitar as variedades transgênicas liberadas, mas defende que antes de haver liberação de novos organismos geneticamente modificados (OGMs), sejam realizados mais estudos por organizações independentes para analisar os riscos que tais produtos podem trazer para o consumidor.

Por fim, a escolha de consumir um produto geneticamente modificado ou não é um direito do consumidor. Portanto, a PRO TESTE insiste para ver em vigor o alerta nos rótulos de todos os produtos que contenham OGMs em mais de 1% de sua composição.