Universo PROTESTE:
Artigo

Creme de leite: light é melhor

1 fevereiro 2012
Creme de leite: light é melhor

Você pode ficar tranquilo, pois nosso teste revelou bons produtos. Mas consuma com moderação, pois eles são gordurosos por excelência.

Versátil, o creme de leite vai bem puro, acompanhando frutas e doces, ou como ingrediente de uma receita. A novidade é que os principais produtos à disposição do consumidor brasileiro oferecem boa qualidade e segurança. E se você optar por nossa escolha certa, pode economizar cerca de 42% em relação ao melhor do teste.

Esse foi o principal resultado de nosso teste com 14 cremes de leite em suas versões light, tradicional e baixo teor de gordura, nas embalagens lata e caixinha. Avaliamos o rótulo dos produtos, a higiene, a acidez, além da quantidade de sódio e gorduras.

Em um dos cremes de leite analisados foi detectado um equívoco na informação ao consumidor: o produto não informa na embalagem que se trata de um creme de leite com “baixo teor de gordura”. Outro não traz impresso o número do lote, o que impede rápida rastreabilidade em caso de problemas.

Consumidores provaram os produtos

Os cremes de leite também foram submetidos a análises sensoriais. E uma marca se saiu muito mal, não agradando nem na aparência e nem na consistência, recebendo de 63,4% dos participantes a avaliação “desgostei extremamente”. Em sentido contrário, um creme de leite na versão light foi o que mais agradou no quesito consistência.

Para saber mais detalhes dessa análise, confira o teste completo com cremes de leite na revista PROTESTE de fevereiro.