Universo PROTESTE:
Artigo

Óleo: milho, canola e girassol aprovados

1 setembro 2008
Óleo: milho, canola e girassol aprovados

Mas três produtos têm excesso de gordura trans e preços de mesma marca podem variar em até 105%.

A PRO TESTE analisou oito marcas de óleos de milho, seis de canola e sete de girassol disponíveis nos mercados. A maioria delas se saiu bem em nossos testes.

Os produtos, todos comercializados em embalagens de 900 ml, trazem todas as informações exigidas por lei em rótulo, mas decidimos ir além. E constatamos que somente dois óleos de milho, três de canola e dois de girassol continham data de fabricação. Alguns trazem informações nutricionais como "contém ômega 6", mas não informam a quantidade presente e nem que o nutriente é característico do produto. Além disso, três amostras de óleo de girassol apresentaram falha na produção, contendo vestígios de outro tipo de óleo.

A autencidade dos produtos também foi comprovada. As marcas foram ainda bem avaliadas nos critérios odor, sabor e cor. Porém, uma delas apresentou problemas de conservação.

O problema mais grave, no entanto, é que três produtos trazem teor de gordura trans superior a 2%. Embora no Brasil não haja regulamentação sobre este aspecto, há uma norma em estudo para implementação na Europa que estabelece o teto dessa substância em 2%.

Confira o teste completo com os óleos de milho, canola e girassol e saiba escolher o melhor para a sua saúde e o seu bolso.