Universo PROTESTE:
Artigo

Sobram sal e aditivos nas mortadelas

2 fevereiro 2009
Sobram sal e aditivos nas mortadelas

Entretanto, falta higiene nas peças fatiadas nos estabelecimentos que pesquisamos. Apontamos a melhor forma de comprar e a escolha certa.

A mortadela comum vendida nos mercados tem mais aditivos e sal do que o necessário. Essa é a conclusão de nosso teste com oito marcas à disposição do consumidor. No entanto, não há problemas se ingeridas com moderação e esporadicamente.

Para se ter uma idéia, quem consumir cinco fatias do alimento mais salgado terá ingerido mais da metade do sal que precisa em um dia inteiro. Além disso, há quantidade elevada de um aditivo que facilita a retenção de água. Ou seja: você pode levar para casa menos mortadela do que pensa.

Fatie a mortadela em casa

E prefira comprar a peça inteira para fatiar em casa. Achamos, em todos os supermercados pesquisados, indícios de falta de higiene na manipulação do produto ou manutenção em condições impróprias.

Associados podem conferir a análise completa de mortadelas na edição nº 77 da revista PRO TESTE. Veja e descubra qual é a escolha certa e onde você pode comprá-la pelo melhor preço.