Universo PROTESTE:
Artigo

Sorvete de creme: uma bola não faz mal

1 setembro 2010
Sorvete de creme: uma bola não faz mal

O produto, no entanto, não deve fazer parte da rotina alimentar das crianças.

Queridinho das crianças, o sorvete de creme também faz boa presença entre os adultos, ainda mais quando é a opção (gelada) para a sobremesa. Por isso, analisamos sete produtos para conferir até que ponto o consumo é seguro para a saúde. E descobrimos que, quando degustado com moderação, o sorvete não faz mal, principalmente se você optar pela versão sem açúcar.

Marcas foram bem avaliadas

As cinco marcas com açúcar que selecionamos para o teste comparativo foram bem avaliadas, assim como as duas opções sem açúcar. A boa surpresa do teste ficou por conta dos sorvetes sem açúcar, que revelaram a presença de fibras em sua composição.

Porções de 60g são seguras

Como não existe valor diário recomendado para a presença de açúcar (sacarose), utilizamos como base a recomendação da Organização Mundial da Saúde, que considera que apenas 10% das calorias ingeridas em um dia devam ser provenientes de açúcares simples. Analisando as amostras em porções de 60 g (equivalente a uma bola), todos os produtos se saíram bem. Com exceção dos sorvetes sem açúcar, praticamente não há diferença entre os teores de açúcar dos produtos testados.

Apesar da avaliação positiva dos produtos nos testes, o consumo de sorvetes por crianças deve ser esporádico, por conta da presença de gordura saturada e da sacarose. E jamais fazer parte da rotina alimentar diária dos pequenos.