Universo PROTESTE:
Artigo

Vinho: preço e qualidade na medida

1 dezembro 2011
Vinho: preço e qualidade na medida

Nosso teste mostrou que o mercado brasileiro oferece bons vinhos com preços acessíveis. Mas pesquise antes, porque os valores variam bastante.

Não é por causa do valor que você vai deixar de comprar um bom vinho para sua ceia de Natal. Nosso mais recente teste com vinhos tintos mostrou que nos supermercados brasileiros existem produtos de boa qualidade e preços muito acessíveis, desfazendo aquela máxima de que vinho bom é vinho caro. Mas não deixe de pesquisar bem, pois as diferenças de preço para um mesmo vinho podem chegar ao dobro a depender do local de compra. É possível encontrar a mesma bebida por R$ 13 ou até mesmo por R$ 29.

Nossa análise selecionou 34 tipos de vinhos de nacionalidades diferentes: brasileiros, chilenos, espanhóis, portugueses, italianos e argentinos. Além de conferir se os rótulos continham as informações necessárias para o consumidor, como validade, teor de álcool e modos de conservação, levamos as bebidas para o laboratório para uma análise da qualidade. Todos eles se saíram bem nesses itens, com algumas pequenas exceções.

Os vinhos também passaram por uma análise sensorial feita tanto por consumidores quanto por sommeliers. Os primeiros degustaram a bebida para avaliar sua aceitação quanto ao aroma e sabor, já os especialistas buscaram por defeitos nos vinhos. A maioria das amostras foi bem aceita por ambos.

Na loja especializada é mais barato

Outro mito derrubado durante nosso teste é o de que as lojas especializadas vendem vinhos mais caros do que os supermercados. Pelo contrário, encontramos preços mais acessíveis nessas lojas. O que ocorre é que elas tendem a oferecer vinhos mais finos, de safras mais antigos, que em geral são mais caros. Outro ponto em que elas saem ganhando é na conservação, em geral, nas lojas especializadas os vinhos são armazenados mais adequadamente, com fontes de luz e calor controladas.

Lembre-se, na hora de comprar o vinho, evite adquirir garrafas que estejam pegajosas ou com rolhas saltando, por exemplo. E prefira estabelecimentos com variedade e alta rotatividade de vinhos, assim você diminui as chances de comprar uma bebida armazenada inadequadamente.