Saiba como dessalgar bacalhau de forma rápida e quanto tempo leva

Saiba como dessalgar bacalhau de forma rápida e quanto tempo leva

O bacalhau é o peixe escolhido por muitas famílias para o Natal ou a Páscoa. Você sabe como dessalgar? Aqui, você vai saber como tirar o sal e quanto tempo demora para o bacalhau em postas, lascas e desfiado

O bacalhau é bastante consumido em algumas épocas do ano, como a Páscoa e o Natal. A tradição de consumir o peixe foi herdada dos portugueses e segue até os dias atuais. Porém, por não ser um prato do dia a dia, muita gente tem dúvida sobre como dessalgar o bacalhau e quanto tempo isso demora.

Por isso, o artigo abaixo traz dicas indispensáveis para você ter sucesso na hora de dessalgar o peixe e se programar para não atrasar o preparo de sua receita.

Banner canal Reclame

Como dessalgar o bacalhau?

Para dessalgar o bacalhau, você precisa saber que ele precisa ficar de molho por algumas horas. O sal vai sair na água e permitir que o preparo da receita siga sem exagero no sal. Porém, isso leva um tempo, que depende de qual é o corte de sua peça.

Por exemplo, o bacalhau desfiado pode ser dessalgado em cerca de 6 horas de molho. Por sua vez, o lombo muito grosso pode demorar até 72 horas para ficar sem sal. Desse modo, na hora de comprar o bacalhau, você já deve pensar em quanto tempo terá disponível até o preparo da receita.

Confira a previsão de tempo para cada tipo de corte do bacalhau, de acordo com o site do selo Seafood from Norway, que atesta a qualidade do Bacalhau da Noruega:

-Bacalhau desfiado: 6 horas (trocar a água de 3 em 3 horas)
-Postas normais: 24 horas (trocar a água de 6 em 6 horas)
-Postas grossas: 40 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
-Lombo muito grosso: 72 horas (trocar a água de 8 em 8 horas).

Com isso em mente, o processo para dessalgar o bacalhau tem algumas etapas. Em primeiro lugar, retire o excesso de sal na torneira. Coloque o bacalhau em uma vasilha com água fechada e leve à geladeira, mas não se preocupe, o peixe não exala cheiro quando está imerso em água gelada e ainda fica macio e consistente. Se for dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar cheiro forte, podendo até pré-cozinhar e estragar nos dias mais quentes.

O tempo de dessalgue depende do tamanho das postas (como dito acima). O ideal é trocar a água em tempos regulares e sempre manter o peixe com a pele virada para cima.

Lembre-se, o bacalhau em lascas ou desfiado dessalga muito rápido, dependendo do tamanho da lasca e da quantidade de água. Outro ponto de destaque é que a água gelada dessalga melhor a peça e ajuda a conservá-lo.

Dica: Bacalhau: rico em nutrientes e com baixo teor de gordura

Bacalhau

Dessalgando o bacalhau no leite e no sal

Além do método tradicional, descrito acima, você também pode dessalgar o bacalhau com leite e na salmoura. Se o bacalhau ficou mais salgado do que o esperado depois de ficar de molho por algumas horas, deixe-o de 20 a 30 minutos de molho em leite quente.

Técnica da salmoura: Você pode lavar o bacalhau seco na água corrente para retirar o excesso de sal, colocá-lo em uma panela e adicionar 2 colheres de sal refinado (sal de cozinha) e completar com água. Deixe ferver por cerca de 10 minutos e escorra a água, e lave o bacalhau.

Outra dica é colocar o bacalhau salgado em uma panela com leite e levar ao fogo. Porém, você não deve deixá-lo ferver, apenas esquentar para tirar o sal do peixe. Isso porque, ao ferver o bacalhau, você pode prejudicar o sabor e ressecar o peixe.

Como escolher o bacalhau?

A popularidade do pescado não atrai apenas os consumidores, mas também os golpistas que vendem peixes salgados como se fossem bacalhau. A legislação brasileira define que o bacalhau só pode ser produzido a partir de três espécies: Gadus morhua (conhecido como bacalhau do Porto), Gadus macrocephalus e Gadus ogac.

Outros peixes salgados podem ser comercializados, porém devem ser identificados como tal. As nomenclaturas utilizadas são: peixe salgado ou peixe salgado seco. As espécies de peixe salgadas mais comuns são: Ling, Zarbo e Saithe.

Algumas características ajudam o consumidor na escolha do legítimo bacalhau. Veja algumas dicas:

  • Os peixes das espécies Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus ogac são largos e podem ser cortados em lombo;
  • O rabo do legítimo bacalhau é reto ou apresenta uma leve curva interna. Vale destacar que a coloração é uniforme e não apresenta variação. Ao contrário dos peixes salgados, que possuem coloração branca na extremidade;
  • A dica anterior também vale para as outras partes do bacalhau, que possuem cor palha. Os pescados brancos são peixes salgados;
  • A pele do bacalhau legítimo é retirada com facilidade. 

Dica: Bacalhau engorda? Depende do modo que é preparado

Benefícios do bacalhau

O pescado também é conhecido como um aliado da saúde, visto que possui boa concentração de vitaminas A, D e E,  ômega-3 e minerais como o cálcio e o fósforo. Essas substâncias auxiliam no controle do colesterol, retardam o envelhecimento precoce, auxiliam no desenvolvimento e crescimento, melhoram a imunidade e combatem a ansiedade e a depressão, explica a Associação Brasileira de Nutrologia

O bacalhau também possui selênio e triptofano. Ele contribui para evitar doenças cardiovasculares, autoimunes e  inclusive na melhora dos sintomas da ansiedade. Vale destacar que o peixe possui baixo teor de gordura e boa quantidade de proteína, cerca de 23 g a cada 100 g do pescado. Contudo, o bacalhau precisa ser preparado com cuidado. O peixe possui grande quantidade de sal por causa do processo de salgamento e, por isso, precisa ser dessalgado corretamente.

Qual quantidade de bacalhau para cada pessoa?

Ao preparar uma refeição em casa para várias pessoas, você pode ficar em dúvida sobre a quantidade ideal para alimentar todo mundo. No caso do bacalhau, o recomendado pela Cartilha de Comercialização de Pescado Salgado e Pescado Salgado Seco, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e dos Ministérios da Saúde e Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é calcular entre 150g e 250g por pessoa. Assim, você saberá quanto precisa comprar.

Pode congelar o bacalhau?

De acordo com a Cartilha de Comercialização de Pescado Salgado e Pescado Salgado Seco, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e dos Ministérios da Saúde e Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o bacalhau pode ser preservado em casa, mas tem algumas recomendações. Você deve conferir as orientações do fabricante e também a data de validade. Depois disso, você deve dessalgar o bacalhau e secá-lo com papel absorvente. Então, pincele com azeite em toda a superfície, coloque em uma vasilha bem fechada e leve ao freezer.

Receita com bacalhau

Apesar dos benefícios do bacalhau, o consumidor deve prestar bastante atenção ao preparo do alimento. A adição de alguns molhos, óleos e acompanhamentos podem transformar um prato saudável em um problema para a saúde. 

Guia do direito do consumidor

Por isso, separamos uma receita gostosa e saudável com bacalhau. Veja a seguir:

Bolinho de bacalhau

Ingredientes:

200 g de bacalhau

200 g de mandioca

1/2 cebola média

2 dentes de alho

coentro

1/2 xícara de chá de aveia

azeite

1 ovo

sal 

farinha de trigo 

Modo de preparo: 

Após dessalgar o bacalhau, refogue-o em uma fritadeira com um fio de azeite, alho e cebola. Mantenha o peixe em fogo baixo até ficar dourado. Depois, cozinhe a mandioca até ficar macia. Após esfriar, misture o bacalhau, o ovo e a mandioca em um recipiente. Em seguida, adicione aveia e coentro a gosto, também acerte o sal. Misture tudo até tornar uma massa homogênea. Passe o azeite nas mãos e faça bolinhos. Unte a forma e leve os bolinhos ao forno preaquecido em 180° por 30 minutos. 

Torne-se um associado e tenha acesso ao nosso e-book completo sobre bacalhau. Nossos associados também têm acesso a outros e-books sobre alimentação e saúde, tecnologia, finanças. Veja nosso artigo sobre azeite de oliva e o resultado do nosso último teste comparativo realizado com o produto. Ele é bastante utilizado em pratos com o pescado, como na receita que trouxemos.

Dica: Na brasa ou no forno: como é melhor assar cada tipo de peixe?

Mantenha-se informado com a PROTESTE

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, desenvolve artigos informativos sobre saúde e bem-estar, direito do consumidor e tecnologia nos canais MinhaSaúde, SeuDireito e ConectaJá, respectivamente. Veja outros textos sobre bacalhau.

Nossos especialistas realizam testes comparativos com os principais produtos do mercado, de eletrônicos a itens alimentícios. As informações são divulgadas para auxiliar o consumidor na escolha dos melhores produtos, de acordo com o custo-benefício. As avaliações são realizadas em laboratórios credenciados e a partir de critérios técnicos. 

O canal Reclame está disponível para você encaminhar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. A mensagem é enviada para a empresa e a resposta chega na própria plataforma em busca de uma solução para o seu problema. Os associados PROTESTE possuem o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7747.

Texto atualizado em 29/02/2024

Faça sempre as melhores escolhas para a sua saúde e o seu bolso! E se tiver problema de consumo, envie uma reclamação! SAIBA MAIS arrow_right_alt