Universo PROTESTE:

Alimentação

Notícia

Bebida láctea não é iogurte

20 julho 2011

Conheça as características nutricionais e químicas de produtos que parecem iguais, mas não são.

Iogurte e Leite Fermentado

Além da composição química – quantidade de gordura, proteína e etc. –, são as bactérias usadas na fermentação que definem cada produto. Nos iogurtes, são duas: Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Já os leites fermentados são produzidos por outros micro-organismos, como Lactobacillus casei e Bifidobacterium animalis. Os leites fermentados e os iogurtes com bactérias probióticas, geralmente, trazem no rótulo o nome do micro-organismo usado na fermentação.

Dica:
iogurtes e leites fermentados são boas fontes de proteína e cálcio. Muitos contêm bactérias probióticas, que fazem bem ao nosso organismo. Prefira desnatados ou semidesnatados.


Bebida Láctea

É a mistura do leite com seu soro, na qual alguns fabricantes adicionam outros produtos ou substâncias alimentícias. Pode ser fermentada ou não e esta informação deve constar na denominação de venda do produto. São vendidas em garrafas plásticas, saquinhos ou embalagens cartonadas (Tetra Pak).

Dica
: tem menor valor nutritivo e é mais líquida (menos viscosa), já que não é feita apenas de leite.  


Petit Suisse

Queijo de origem francesa que parece um iogurte devido à embalagem e à consistência. É produzido a partir da coagulação do leite através de bactérias, enzimas ou coalho e pode receber aromatizantes e corantes.

Dica:
esses produtos são voltados a crianças, mas, ainda assim, têm alto percentual de açúcar. Portanto, fique atento à quantidade que seu filho vem consumindo.   


Sobremesa láctea

É basicamente constituída por leite, amido, açúcar, ovos, polpas de frutas ou chocolate e geleificantes ou espessantes, que lhe provêm uma consistência quase  sólida, e outros aditivos.

Dica:
evite consumi-los com regularidade em função de suas altas quantidades de açúcar e gordura.


É associado?  Entre Cadastre-se