Notícia

Pipoca de cinema: consuma com moderação

Pesquisa revela que comer pipoca de cinema em excesso pode ser prejudicial à saúde, a recomendação é consumir com moderação.

17 julho 2012

Para garantir um passeio saudável, a PROTESTE realizou um teste de cenário atual com as pipocas de diferentes redes de cinemas e constatou que esse hábito que parece inofensivo, a longo e médio prazo, pode causar obesidade e até hipertensão. No laboratório o teste foi feito com pipocas das maiores redes de cinema de São Paulo – Cinemark, UCI e Kinoplex. Para uniformizar as amostras optamos por comprar sem manteiga e sem sal e pesar cada pacote. O objetivo foi analisar o valor energético, gordura total, saturada, trans e a quantidade de sal nos tamanhos pequeno, médio e grande.

- A referência para avaliação das gorduras totais, saturadas e sal foi à escala da FSA - Food Standards Agency – Agência Regulatória do Reino Unido.

- A avaliação da gordura trans foi feita segundo a Organização Mundial da Saúde.

- O valor energético não foi avaliado, apenas apresentado na tabela como informação.

Após o teste ficou evidente que em algumas redes ao pedir os tamanhos médio ou grande você pode ingerir até mais de 50% além do total da sua necessidade calórica diária, que é de 2000 Kcal. Como no caso do kinoplex Vila Olímpia onde a pipoca grande ultrapassa 1100Kcal e no Cinemark Shopping SP Market, o pacote chega a quase 900Kcal.

Segundo a FSA os alimentos com teor de gordura total e saturada maiores que 20% e 5%, são classificados como tendo “alto teor” destes nutrientes. Para o sal, este limite é 1,5%. Na pesquisa o Kinoplex apresentou “alto teor” de gorduras em todos os cinemas testados.

A dica é consumir com moderação escolhendo pacotes menores ou optar pelo tamanho grande caso divida com outra pessoa. Lembre-se também de escolher sem manteiga e sem sal e na hora de salgar sua pipoca seja comedido, levando-se em conta que cada sachê possui 1g de sal, e a quantidade máxima de ingestão recomendada pela OMS é de 5g/dia.

 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.