Universo PROTESTE:
Notícia

Aluguel mais barato com deflação do IGP-M

21 agosto 2009

Contratos que vencem em agosto devem ter valores ajustados para baixo. Descubra como calculá-los e negocie com o proprietário.

Quem tem contrato de aluguel reajustado pelo IGP-M vencendo em agosto vai pagar menos na renovação deste ano. É que o índice registrou deflação no mês de julho e no segundo decênio de agosto.

Assim, os contratos de aluguel que determinam que o reajuste anual do valor seja com base na variação do IGP-M terão seus valores ajustados para baixo. Se o seu aluguel já está para vencer e você não sabe quanto ele vai diminuir, calcule pela seguinte fórmula:

Valor atualizado = Valor antigo x [1+ (IGP-M/100)].

Veja um exemplo. Considerando um IGP-M de -0,66% (que foi o relativo a agosto de 2008 a julho de 2009) e um aluguel no valor de R$ 1 mil, o novo valor do aluguel a ser pago seria:

1.000 x [1+ (-0,66/100)] = R$ 993,41 (valor atualizado).

Negocie reajuste com o proprietário

Como houve deflação do IGP-M, não aceite que o proprietário não reduza ou aumente o aluguel.

Argumente com ele primeiro. Porém, se a negociação não tiver resultados e constar no contrato a possibilidade de uma multa no descumprimento do contrato, considere  entrar com uma ação de revisão de aluguel na Justiça.

Nesse caso, será necessária a contratação de um advogado e pagar honorários. Mas pode valer a pena, caso o aumento do valor do aluguel seja abusivo e o valor da multa prevista no contrato por falta de cumprimento (por não aplicar o IGP-M no reajuste) alto.


É associado?  Entre Cadastre-se