Hoje, está mais fácil adquirir um bom computador, capaz de atender às necessidades de crianças, com seus trabalhos escolares e jogos, a adultos que desejem explorar os mais diversos recursos. Aqui, apresentamos o modelo básico para sua família e as dicas para uma melhor compra.Leia mais
Está cada dia mais acessível adquirir um computador de mesa (desktop) de boa qualidade, como, por exemplo, com processador Pentium 4, 512MB de memória e HD de 80GB, velocidade de 7.200 rpm e combos de gravador e leitor de CD e DVD.
Você pode comprá-lo, dependendo da marca, em hipermercados, lojas de eletrônicos, de departamentos e de informática. Algumas marcas só são vendidas em seus sites.
A compra pode ser parcelada. Mas atenção: as “suaves prestações” que as lojas oferecem embutem juros altos. Já os modelos vendidos em seus sites costumam ter parcelas sem juros.
Na hora de comprar, observe...
O sistema de fixação do gabinete. Sem parafusos, facilita muito sua abertura. A facilidade de montagem é um item importante para quem deseja realizar upgrades nas máquinas e, também, para facilitar sua manutenção.
Gavetas extras. É bom que o computador traga outras além do combo CD/DVD, permitindo instalar novos drives e, também, um HD extra, para guardar arquivos grandes sem ocupar espaço no HD principal.
A memória RAM. Quanto maior, mais programas podem ser usados ao mesmo tempo.
O disco rígido. Quanto maior, melhor. Sua velocidade é medida em rotações por minuto (rpm).
O consumo de energia. Nossos testes mostraram que há marcas que consomem quase duas vezes e meia menos do que outras.
Novos periféricos. Ao comprá-los, cheque primeiro as portas de conexão de seu computador, para evitar a frustração de comprar um periférico que não pode ser instalado.
Monte você mesmo o seu computador
O processador, para o trabalho diário, não precisa ser top. Já para jogos ou programas mais pesados, um processador mais poderoso é indicado.
A placa-mãe deve ser compatível com o processador e devem ser verificados seus slots. Invista nos novos padrões PCI Express para placas de vídeo e Serial ATA para discos rígidos. Placas de vídeo on-board dão conta de aplicações de escritório e internet. Para jogos, compre uma placa off-board com aceleração 3D e 128MB de memória de vídeo. Placas de modem também devem ser off-board.
Uma memória RAM de 256MB é suficiente para o Windows XP e suas aplicações. Mas a de 512MB fará com que o computador funcione de forma mais fluida. Com uma memória de 1GB pode-se manter aplicações abertas e ainda rodar programas pesados como o Photoshop.
Quanto ao disco rígido ou HD, o mínimo para não ficar sem espaço rapidamente é um de 40GB, porém o mais usual é o de 80GB – a diferença de preço entre eles não é alta.
Opte por drives de CD e DVD que leiam e gravem essas mídias.
O gabinete deve possuir gavetas adicionais para colocar novos drives ou um novo HD. Os mais amplos facilitam a montagem e o fluxo de ar. Ter portas USB, entrada para microfone e saída para fone de ouvido na parte frontal são pontos positivos.
Um fax/modem permite conexão discada à internet. Se você usa banda larga, precisa de uma conexão Ethernet.
O monitor CRT é o mais barato. O LCD tem melhor definição, gasta menos energia e é muito menos volumoso. A não ser que você trabalhe com programas gráficos, não precisa de um monitor maior que 17”.
Não gaste dinheiro com teclados extravagantes. Talvez você nunca saiba para que servem tantos botões extras.
Prefira um mouse óptico: não é caro e não precisa ser desmontado para limpeza.