Universo PROTESTE:
Artigo

Perfil determinará o melhor investimento

1 junho 2012
Perfil determinará o melhor investimento

Saber onde investir não é uma tarefa fácil. Veja quais fatores levar em conta antes de aplicar seus recursos.

Para acertar na hora de investir, é importante conhecer o seu perfil e, principalmente, o que o mercado tem a lhe oferecer. Além de levar em conta o risco envolvido, a liquidez e o prazo, é importante manter-se bem informado. Dessa forma, você terá mais chances de acertar. Pelo menos esta é a conclusão a que chegamos após analisar as últimas 19 edições da revista Dinheiro & Direitos.

Em nosso novo estudo, publicado na edição 38 da revista Dinheiro & Direitos, analisamos todos os produtos indicados por nós nas últimas edições, levando em consideração a rentabilidade dos últimos anos, as taxas cobradas, os principais indicadores e as expectativas futuras da economia. Verificamos a comercialização dos produtos no mercado e se eles ainda eram abertos à pessoa física através dos sites e por contato telefônico com as instituições. E também visitamos duas agências de cada banco nas capitais do RJ e de SP, para avaliar o grau de informação dos gerentes.

Ao todo, demos as escolhas certas para CDB, fundo DI, fundo Renda Fixa, fundo multimercado, fundo de ações, home broker, tesouro direto, e clube de investimentos. Também informamos o tempo correto para investimento em fundos de previdência e de renda variável. Usamos como critério um investimento mínimo inicial de até R$ 20 mil.

Gerentes estão bem informados, mas ainda erram

É um hábito cultural do consumidor brasileiro tratar o gerente de bancos como seu consultor financeiro. E para analisar se eles cumprem bem essa “função”, visitamos 28 agências dos principais bancos do país nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Analisamos o grau de conhecimento dos gerentes dos bancos em relação às principais opções de aplicação que eles tinham disponíveis. Nessa simulação, nos mostramos abertos a investir em qualquer aplicação. A conclusão que chegamos é que os gerentes estão um pouco mais preparados – e, sobretudo, mas cautelosos ao indicar aplicações mais arriscadas; entretanto, constatamos muitos erros.