Universo PROTESTE:
Artigo

Vai financiar um carro? Tire suas dúvidas

1 agosto 2011
Vai financiar um carro? Tire suas dúvidas

Veja as principais perguntas (e também as respostas) de quem vai comprar um carro financiado.

  • Onde é melhor financiar: no banco ou pela montadora?

    Encontramos condições melhores nos bancos. Mas as taxas de juros podem variar, tanto nas agências dos bancos comerciais, quanto nas concessionárias. Por isso, recomendamos fazer pelo menos três simulações, inclusive no seu banco.

  • Posso adiantar parcelas ou quitar integralmente a dívida?

    Sim. É recomendável quitar antecipadamente a dívida, ou antecipar parcelas sempre que possível. Basta solicitar o valor da parcela ou da dívida que deverá ser pago. Antecipando o pagamento você pagará um valor menor, pois os juros serão calculados para uma data anterior à prevista.

  • O que acontece se em um determinado mês eu não conseguir pagar a parcela do financiamento? Corro o risco de perder o carro?

    Sempre que atrasa uma parcela, corre esse risco. Porém, isso não acontece de uma hora para outra; você receberá uma notificação com prazo para pagamento do atraso. Com essa notificação para pagamento em mãos, você pode pagar a dívida, ou ajuizar rapidamente uma ação revisional com pedido de liminar.

  • Durante o financiamento é possível renegociar as parcelas?

    Sim, mas deverá comprovar a mudança da situação econômica. Nesse caso cabe a ação revisional, que tem por objetivo revisar os contratos de financiamento para reduzir a prestação mensal paga, seja por algum abuso no contrato ou por incapacidade de pagamento.

  • Como posso ajuizar uma ação?

    Você deverá comprovar que existem cláusulas abusivas ou que as condições atuais não são as mesmas de quando você fez o contrato, e que isso impede o pagamento. Você deverá requerer ao juiz uma liminar que o autorize a depositar em juízo os valores que entende devido, ou seja, você não ficará sem pagar a parcela do financiamento. Você não poderá deixar de cumprir o pagamento, pois isso pode acarretar derrota judicial.