Notícia

PROTESTE questiona três bancos sobre cobranças abusivas de tarifas de contas digitais

23 fevereiro 2016
Conta corrente 2

Fazer cobrança por serviços bancários essenciais é abusivo e PROTESTE pede que consumidores sejam ressarcidos. Confira todas as outras situações em que você não pode ser cobrado.

A PROTESTE enviou ontem (22) um ofício aos bancos: Bradesco, Itaú e Banco do Brasil questionando porque as contas digitais oferecidas aos seus clientes não atendem a Resolução 3.919/10, que isenta de cobranças de tarifas caso a conta seja movimentada exclusivamente por canais eletrônicos, como computadores, celulares e tablets.


QUERO ECONOMIZAR


Instituições desrespeitam legislação vigente

Os clientes das contas digitais desses bancos que desejam ter talões de cheques precisam pagar tarifa avulsa mesmo ao utilizar os caixas eletrônicos para impressão, o que na avaliação da PROTESTE, trata-se de prática abusiva. 

As instituições financeiras não são obrigadas a disponibilizar a conta eletrônica digital, contudo, optando por essa modalidade, devem respeitar todas as disposições da legislação em vigor. 

“Os três bancos estão contrariando as normas, uma vez que cobram indevidamente tarifas de seus clientes, assim como omitem informações relevantes a respeito dos serviços que são prestados”, esclarece Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.



PROTESTE exige que consumidor seja ressarcido

A PROTESTE está pedindo aos bancos que façam ressarcimento em dobro dos valores cobrados indevidamente dos consumidores que possuem as contas de acesso exclusivo por meios eletrônicos; além da imediata correção das informações disponíveis nos sites e demais meios, que informam sobre a cobrança de tarifas referentes às contas digitais.


Ao contratar a conta digital, o consumidor pode sacar, fazer transferências por meio de DOC e TED, verificar extratos e saldos ilimitadamente, sem pagar nenhum tipo de tarifa. Caso precise utilizar diretamente o guichê do caixa ou o telefone, é tarifado.


Contas digitais são opções mais econômicas

As contas digitais foram consideradas as mais econômicas  entre os pacotes oferecidos pelos bancos, nas simulações feitas pela PROTESTE nas ferramentas online que disponibiliza na campanha Aqui se Economiza, para se calcular pelo perfil de uso, quais os planos mais adequados para se gastar menos com a manutenção de serviços de celular, cartão de crédito, conta corrente, TV a cabo e seguro de automóvel



COMPARE CONTAS CORRENTES


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.