Universo PROTESTE:
Artigo

Ferros a vapor: os argentinos são melhores

1 outubro 2007
Ferros a vapor: os argentinos são melhores

Avaliamos a segurança de aparelhos de três países, e os argentinos foram os melhores.

A segurança elétrica é um problema sempre presente em nossos testes de eletrodomésticos. Principalmente nos portáteis. Por isso, a PRO TESTE, desde 2002, reivindica melhorias nas normas técnicas e maior fiscalização dos produtos.

Para saber como está sendo tratado o problema da segurança elétrica no Brasil e compará-la ao que acontece na Argentina e no Chile, levamos dezoito ferros de passar a vapor para o laboratório. Vale salientar que não testamos o desempenho dos aparelhos, avaliamos somente a segurança elétrica.

No Brasil e no Chile, dos seis produtos vendidos em cada país, quatro foram eliminados. Na Argentina, o resultado foi um pouco melhor: dos seis, dois foram eliminados.

Se nossos vizinhos argentinos conseguem ter equipamentos mais seguros, o que nos impede de seguir o modelo? A resposta se baseia no tripé: descaso dos fabricantes, atraso dos organismos reguladores e negligência do governo na fiscalização da aplicação das normas já existentes, como explicamos no artigo. Veja acima o artigo publicado na PRO TESTE nº 63, out/07.