Universo PROTESTE:
Artigo

Ventiladores de teto que balançam

1 agosto 2011
Ventiladores de teto que balançam

Com a exceção de duas marcas, produtos testados apresentam problemas e até riscos à segurança do usuário.

Com o fim do inverno, é hora de colocar os ventiladores de teto novamente para circular. Para quem não tem um desses aparelhos, chega o momento de pesquisar e comprar o melhor modelo para se aliviar do calor que se aproxima.

E para que você conheça a melhor opção, testamos oito modelos de ventiladores de teto de três pás com lustre. Mas, com a exceção de dois aparelhos, o resultado encontrado não foi nada animador.

Segurança elétrica falha: três marcas são eliminada.

Ventiladores de três fabricantes – Arge, Loren Sid e Tron - foram eliminados do teste por permitirem acesso às partes vivas antes da montagem, o que não deveria acontecer de forma alguma. Isso pode resultar em sérios riscos de choque elétrico ao usuário.

Risco de choque elétrico ao trocar lâmpada.

No caso do aparelho da Arge, esse perigo é até maior, podendo ocorrer até durante uma simples troca de lâmpada.

Além disso, esses ventiladores não têm um aterramento correto, o que amplia a chance de um acidente doméstico. Os outros modelos, entretanto, se mostraram seguros.

Melhor do teste e escolha certa é mais econômico e eficiente.

Também avaliamos outros itens, como facilidade de instalação, eficiência de ventilação e consumo de energia, em que descobrimos que o melhor ventilador do teste – e também a nossa escolha certa – gasta menos da metade da energia dos demais, além de ser consideravelmente mais eficiente.

Acesse esta matéria na PROTESTE 107, edição de outubro, para saber qual é o ventilador de teto que recomendamos para você, além de conferir importantes dicas de instalação e manutenção.