Universo PROTESTE:
Artigo

Conteúdo on-line variado e acessível

1 março 2012
Conteúdo on-line variado e acessível

Analisamos as principais lojas virtuais para baixar músicas, filmes, jogos e aplicativos. E, de um modo geral, o resultado é satisfatório.

Hoje em dia, comprar produtos on-line, como e-books, livros, músicas ou filmes, é uma tarefa muito mais simples e segura do que há poucos anos. No entanto, adquirir algo pela Internet ainda não é totalmente desprovido de erros ou falhas.

Foi por isso que resolvemos testar os principais aspectos, como cadastro, segurança e facilidade de uso, de conhecidas lojas virtuais como Apple Store, Android Market, Amazon e Saraiva, além de sites que oferecem um serviço relativamente novo no país – o de streaming de filmes.

Apple Store: site prático e seguro, mas faltam opções para pagamento

A Apple Store, por exemplo, é fácil de usar, oferece uma grande variedade de produtos pagos e gratuitos e o cadastro para acesso é seguro e simples de preencher.

Ela não disponibiliza, entretanto, músicas e jogos para o Brasil e, como os livros são em inglês, as opções se restringem à vasta variedade de aplicativos à venda.

Além disso, assim como vários outros sites – inclusive o de seu concorrente do Google, Android Market – ela esbarra na falta de opções para pagamento, como para quem não tem um cartão de crédito internacional, por exemplo.

Streaming de filmes: serviço relativamente novo no Brasil

Avaliamos também os dois serviços de streaming de filmes disponíveis no Brasil: Netflix e Netmovies.

Mas será que assistir a seriados e filmes pelo computador, levando em conta nossas conexões de Internet e a novidade desses serviços por aqui, é uma experiência satisfatória, tanto em termos de conteúdo oferecido como de velocidade? 

Para descobrir, acesse esta matéria, na edição nº 111 da Revista Proteste, que também traz as lojas on-line que indicamos para você, além de uma entrevista com um especialista falando sobre os seus direitos de consumidor no ciberespaço.