A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Anvisa confirma testes da PROTESTE

19 nov 2010
Elevada quantidade de gordura, o abuso do uso de conservantes e o excesso de açúcar e sódio são problemas recorrentes detectados nas análises.

O excesso de sódio, gordura saturada, gordura trans e açúcares em mais de 20 categorias de alimentos industrializados constatada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) corrobora resultados dos testes realizados anteriormente PROTESTE Associação de Consumidores, nesses mesmos produtos.

No estudo apresentado pela Anvisa no dia 18 de novembro, em Brasília, a exemplo que já havia constatado a PROTESTE, o macarrão instantâneo com tempero apresenta alto teor de sódio. Dependendo da marca do produto, a pessoa ingere em uma porção até 167% do sódio recomendado para o consumo diário. A Anvisa comparou 12 marcas de macarrão instantâneo: algumas têm duas vezes mais sódio que outras.

A elevada quantidade de gordura, o abuso do uso de conservantes e o excesso de açúcar e sódio são problemas recorrentes detectados nos testes comparativos com alimentos industrializados feitos pela PROTESTE. Por isso a Associação avalia que é fundamental a reunião que a Anvisa fará com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação para discutir uma redução das quantidades de gorduras, açúcar e sal nos alimentos processados. Desde 2008 o governo promete fazer um pacto com a indústria para redução desses teores prejudiciais à saúde.

A Associação defende a revisão da legislação e maior fiscalização do setor por entender que não pode haver liberalidade com produtos sabidamente prejudiciais à saúde. O papel da entidade tem sido ajudar o consumidor a se tornar mais consciente de suas escolhas alimentares, mostrando como elas podem interferir em sua saúde.

As análises comparativas realizadas mensalmente apontam as alternativas para correr menos riscos no consumo de alimentos industrializados. Discutir com a indústria de alimentos uma alternativa para reduzir a quantidade desses ingredientes é essencial para reduzir a incidência de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade. Mas é preciso definir prazos para implantação das mudanças.

No estudo da Anvisa a batata frita foi o alimento considerado "vilão" quanto ao teror de gordura saturada. Também houve, nesse caso, grande variação entre as 28 marcas pesquisadas. Há marcas que contêm até cinco vezes mais gordura saturada que outras concorrentes.

A pesquisa detectou também que os níveis de sódio dos refrigerantes de baixa caloria, tanto à base de cola quanto à base de guaraná, apresentam maiores valores de sódio em relação aos refrigerantes comuns. A quantidade de sódio encontrado na batata palha pode variar em até 14 vezes de marca para marca. Já nos salgadinhos de milho, essa diferença chega a 12,5.

A diferença encontrada nos teores de sódio, nas diferentes marcas de alimentos, comprova que a indústria pode produzir alimentos mais saudáveis,de acordo com Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa.

Nos refrigerantes de cola, a média encontrada foi de 54mg/l, enquanto nos refrigerantes de cola de baixa caloria essa média foi de 97mg/l.Já nos refrigerantes de guaraná, os valores médios de sódio encontrados no produto convencional e no de baixa caloria foram 81 mg/l e 147 mg/l respectivamente. Os valores mais altos podem ser explicados pelo uso de aditivos, como o ciclamato de sódio, nos produtos de baixa caloria.

Para determinação das quantidades de sódio, gorduras saturadas e açúcares nos alimentos industrializados, foram utilizados os resultados das análises realizadas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), a partir do convênio firmado com a Anvisa, e os resultados das análises do Programa de Monitoramento de Alimentos do Estado de São Paulo pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL). Ambas as análises foram realizadas durante o ano de 2009 com amostras coletadas no mercado.