Alimentos

Cartilha sobre alergia alimentar traz dicas práticas para ter mais qualidade de vida

01 set 2014
Informação adequada pode fazer toda a diferença para quem tenha alguma alergia alimentar. Em função disso, a PROTESTE Associação de Consumidores e a equipe da campanha “Põe no Rótulo” se uniram para trazer mais esclarecimentos ao consumidor, por meio de uma cartilha.

A proposta da publicação é conscientizar a população sobre a alergia alimentar, auxiliando alérgicos e aqueles que zelam por eles, a identificar nos rótulos dos produtos os ingredientes que possam acarretar problemas à saúde para apoiar os consumidores que convivem, de alguma forma, com este tipo de alergia.

A cartilha online está disponível nos sites da PROTESTE e Põe no Rótulo.

Por ora, os consumidores interessados no assunto se obrigam a consultar os serviços de atendimento ao cliente, bem como a compartilhar informações com grupos de alérgicos, para checar se determinado alimento ou bebida oferece algum risco à sua saúde ou de seus familiares e amigos.

A garantia de acesso a alimentos seguros é o principal obstáculo encontrado por quem tem alergia alimentar. Seja em restaurantes, ao comprar alimentos industrializados, no ambiente escolar ou na casa de amigos, o cuidado deve ser permanente.

A cartilha da alergia se alinha ao direito à informação, estabelecido no Código de Defesa do Consumidor (CDC), garantindo a saúde e a segurança alimentar daqueles que necessitem seguir uma dieta em virtude das alergias.

No Brasil, não há ainda legislação que obrigue os fabricantes a expor em destaque, nos rótulos dos produtos, a presença de alérgenos, nem a se referir ao risco de contaminação cruzada no processo de produção. Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encerrou recentemente uma consulta pública sobre a inclusão de informações de substâncias de possam causar alergia nos rótulos de alimentos industrializados. Não há prazo para a nova legislação entrar em vigor.

“A PROTESTE na hora se prontificou a apoiar a produção da cartilha quando viu a importância de apoiar o consumidor no tema, e se orgulha de produzir um material essencial para a nossa sociedade”, diz Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Associação.

“A publicação com certeza ajudará muitas famílias que ainda estão começando a sua jornada neste processo de compreensão e convivência com as alergias e facilitar a vida de quem já convive com elas”, complementa Cecília Cury, coordenadora da campanha Põe no Rótulo.