A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Plano de Saúde

Divulgado o índice de desempenho dos planos de saúde

19 nov 2014
PROTESTE alerta que é essencial consultar a avaliação da operadora antes de contratar uma operadora. Comparar o desempenho evita dor de cabeça futura.
Plano de Saude

A Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgou nesta quarta-feira (19), o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) de 2014. Pouco mais de 11% das operadoras médico-hospitalares ficaram nas faixas piores de avaliação, com notas inferiores a 0,39. Elas atendem 1 milhão de usuários. A ANS mede o desempenho das operadoras em cinco faixas de valores numa escala de zero a um; quanto mais próximo de zero, pior a situação. Mas 82,5% dos beneficiários estão em operadoras com desempenho bom ou muito bom. E as melhores avaliadas representam 66,7%.

A PROTESTE Associação de Consumidores alerta que é essencial o consumidor consultar a avaliação da operadora antes de contratar um plano. Comparar o desempenho delas evita dor de cabeça futura com uma empresa mal avaliada e com problemas econômicos que pode significar piora no atendimento e nos serviços prestados, com redução da rede credenciada e demora na marcação de consultas, exames e outros procedimentos médicos.

O IDSS é um dos componentes do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS e permite a quem já tem um plano, conferir como estão avaliados os serviços de sua operadora. Foram avaliadas pelo programa 1,2 mil empresas de planos de saúde.

O índice varia de 0 a 1 (zero a um), abrangendo a soma dos diversos indicadores para a avaliação global do setor. O IDSS considera quatro dimensões: atenção à saúde (40%), econômico-financeira (20%), estrutura e operação (20%) e satisfação do beneficiário (20%). Ao todo, 33 diferentes indicadores dessas quatro dimensões são avaliados em cada uma das operadoras. Essa avaliação do desempenho é realizada desde 2008 e faz parte da ação de melhoria do setor.

No portal da ANS, o consumidor pode fazer a pesquisa referente a uma operadora específica ou verificar a lista com os resultados de todas as operadoras avaliadas e comparar os seus desempenhos.

Veja a lista completa dos resultados de qualificação das operadoras.