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Carros

Latin NCAP mostra avanços no desempenho de carros nacionais

23 out 2014
Dois modelos obtiveram cinco estrelas, e VW Golf foi o primeiro com pontuação máxima na segurança para o passageiro criança.
O Volkswagen Golf VII foi o primeiro a obter o número máximo de estrelas possíveis, cinco, na segurança do passageiro criança nos últimos resultados da quinta fase de testes de colisão do Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina (Latin NCAP), divulgados nesta quinta-feira (23). Também obteve a avaliação máxima na segurança do passageiro adulto. O Toyota Corolla ficou com cinco estrelas em relação a segurança do passageiro adulto, e quatro estrelas quanto a segurança do passageiro criança.

Estes últimos resultados do Latin NCAP, do qual a PROTESTE Associação de Consumidores é parceira, "mostram avanços importantes no desempenho de segurança dos veículos vendidos na América Latina, apesar das exigências da avaliação terem aumentado desde que as análises começaram a ser realizadas há quatro anos, totalizando 35 veículos testados", observa Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

O Latin NCAP ampliou o grau de exigência e passou a cobrar um nível "europeu" de segurança dos carros fabricados e vendidos na América Latina. Os veículos são avaliados em dois formatos de testes de colisão: de impacto frontal a 64 km/h*, e de impacto lateral a 50 km/h**. O programa também ampliou a avaliação da segurança na área dos joelhos dos passageiros, e das cadeirinhas.

O bom desempenho do Volkswagen Golf VII quanto à proteção do passageiro criança é explicado pelo resultado na avaliação de segurança de "cadeirinhas" (assentos elevatórios para crianças) e pelo uso das ancoragens ISOFIX***.

Também apresenta ancoragens superiores para Sistemas de Retenção Infantil (SRI), tem ótima dinâmica e é compatível com a maioria das cadeirinhas disponíveis no mercado. Isso fez que o Golf, pela primeira vez no Latin NCAP, atingisse as cinco estrelas na proteção do passageiro criança.

O VW Golf oferece os seguintes dispositivos de segurança em sua versão standard: airbags laterais para os passageiros frontais, airbags de cortina na altura da cabeça para bancos dianteiros e traseiros, e controle eletrônico de estabilidade (ESC). Em breve, todos eles vão ser avaliados pelo Latin NCAP em todos os modelos. "O Golf testado é fabricado no México, indicando que os modelos produzidos em nível local podem atingir altas pontuações", observou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

Maria Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP e da Fundação Gonzalo Rodríguez parabenizou a VW por ter sido a primeira a alcançar cinco estrelas a respeito da segurança dos passageiros adultos e das crianças proporcionando, deste modo, proteção e benefício aos consumidores. 

O Toyota Corolla obteve cinco estrelas após ser avaliado em dois testes de colisão: teste de impacto frontal a 64km/h e teste de batida lateral a 50km/h (UN95). A boa atuação do carro a respeito da proteção do passageiro criança foi consequência do equipamento padrão ISOFIX do sistema de retenção infantil com ancoragens superiores e os correspondentes SRI, uma boa dinâmica e a compatibilidade com todos as cadeirinhas disponíveis no mercado. O Corolla esteve próximo de atingir a máxima qualificação de estrelas no tocante à segurança do passageiro criança. 

O Latin NCAP alerta os governos locais para eles adotarem as normas das Nações Unidas: UN94, UN95, UN16, UN14, UN127 a respeito da proteção dos pedestres e UN13H para o Controle Eletrônico de Estabilidade, como é recomendado pela Década de Ação para a Segurança Viária 2011-2020 das Nações Unidas.



Critérios utilizados nos testes


* Teste de colisão frontal: Baseado no desempenho, o carro impacta 40% da dianteira contra uma barreira deformável a 64 km/h. O carro é avaliado com quatro passageiros, sendo dois dummies (bonecos) adultos na frente, um de três anos e outro de um ano e meio no banco de trás, que estão com os sistemas de retenção infantil recomendados pelo fabricante. 

** Teste de impacto lateral: Baseado na regulação 95 da Organização das Nações Unidas (ONU), o carro recebe um impacto lateral por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg que se desloca a 50km/h. O motorista é o único passageiro do veículo.

*** ISOFIX: Sigla em inglês para "International Standards Organisation FIX". Trata-se de uma norma para a instalação de cadeirinhas infantis, visando um processo rápido e simples. É uma ancoragem rígida para as cadeirinhas usadas no carro. O ISOFIX reduz os erros de instalação do equipamento de segurança, melhorando o desempenho dinâmico. São duas ancoragens inferiores que funcionam junto com uma terceira, que reduz a rotação frontal da cadeirinha em caso de colisões. 

Atualmente, para obter o índice máximo de cinco estrelas, os novos modelos devem ter bom desempenho no teste de impacto, não impondo impactos que supõem lesões fatais aos ocupantes.

Carros com cinco estrelas no teste de impacto para adultos devem também ser aprovados no teste de impacto lateral, seguindo a norma 95 das Nações Unidas, ter quatro canais de freios com ABS (antiblocante) e precisa ter aviso no painel de instrumentos de que o cinto de segurança está desafivelado.

Além disso, a avaliação de segurança de "cadeirinhas" (assentos elevatórios para crianças) passou a exigir que os modelos estejam à venda pelas fabricantes dos carros (ou por lojas e redes distribuidoras autorizadas) nos três principais mercados da América Latina: Argentina, Brasil e México. O programa também ampliou a avaliação da segurança na área dos joelhos dos passageiros.

Também foi criado um programa independente de avaliação das cadeirinhas, para criar uma lista de bons fabricantes e modelos para que montadoras de carros e compradores possam decidir qual usar.

O objetivo é que os carros vendidos na América Latina e que também são encontrados em mercados da Europa, Ásia e nos Estados Unidos tenham níveis similares de segurança.
De acordo com executivos e integrantes da equipe técnica do Latin NCAP, as mudanças servem para balizar novos padrões para fabricantes e para os governos, bem como ampliar a noção de segurança dos compradores de carros.

OS CARROS AVALIADOS NO LATIN NCAP (2010 A 2014):


MODELO

ADULTO

INFANTIL

2010 (Fase 1)

Toyota Corolla 1.8 XEI (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

1 estrela

Fiat Palio 1.4 ELX (com airbag duplo e ABS)

3 estrelas

2 estrelas

Fiat Palio 1.4 ELX (sem airbag e ABS)

1 estrela

2 estrelas

Volkswagen Gol 1.6 Trend (com airbag duplo e ABS)

3 estrelas

2 estrelas

Volkswagen Gol 1.6 Trend (sem airbag e ABS)

1 estrela

2 estrelas

Peugeot 207 1.4 (com airbag duplo e ABS)

3 estrelas

2 estrelas

Peugeot 207 1.4 (sem airbag ou ABS)

1 estrela

2 estrelas

Chevrolet Meriva (com airbag duplo)

3 estrelas

1 estrela

2011 (Fase 2)

Chevrolet Celta (sem airbag e ABS)

1 estrela

2 estrelas

Chevrolet Classic (sem airbag e ABS)

1 estrela

1 estrela

Chevrolet Cruze (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

3 estrelas

Fiat Uno (sem airbag e ABS)

1 estrela

2 estrelas

Ford Ka (sem airbag e ABS)

1 estrela

3 estrelas

Ford Focus hatch (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

3 estrelas

Nissan March (com airbag duplo, mas sem ABS)

2 estrelas

1 estrela

Nissan Tiida hatch (com apenas um airbag e ABS)

3 estrelas

1 estrela

Nissan Tiida hatch (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

1 estrela

2012-2013 (Fase 3)

JAC J3 (com airbag duplo e ABS)

1 estrela

2 estrelas

Renault Sandero (sem airbag e ABS)

1 estrela

2 estrelas

Hyundai HB20 (com airbag duplo e ABS)

3 estrelas

1 estrela

Volkswagen Polo hatch (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

3 estrelas

Renault Fluence (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

2 estrelas

Toyota Etios hatch (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

2 estrelas

Ford EcoSport (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

3 estrelas

Ford New Fiesta hatch (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

4 estrelas

Honda City (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

4 estrelas

2013 (Fase 4)

Chevrolet Agile (sem airbag e ABS)

Zero

2 estrelas

Renault Clio (sem airbag e ABS)

Zero

1 estrela

Nissan Tsuru (Sentra)

Zero

Zero

Volkswagen Up!

5 estrelas

4 estrelas

2014 (Fase 5)

Chevrolet Spark

Zero

2 estrelas

Fiat New Palio

Zero

2 estrelas

Chevrolet Onix

3 estrelas

2 estrelas

Fiat New Palio*

3 estrelas

2 estrelas

Peugeot 208

4 estrelas

3 estrelas

Volkswagen Golf VII

5 estrelas

5 estrelas

Toyota Corolla

5 estrelas

4 estrelas

*Patrocinados por fabricantes