A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Serviços Financeiros

PROTESTE alerta para os cuidados com novos estímulos ao crédito

21 ago 2014
Saiba o que muda para o consumidor com as medidas anunciadas pelo governo para facilitar o financiamento de carros e imóveis.
Na avaliação da PROTESTE Associação de Consumidores, as medidas anunciadas pelo governo para facilitar o financiamento de imóveis e carros foram um passo importante para a recuperação do crédito. Mas o consumidor precisa ficar atento, pois a facilidade do crédito pode levar ao descontrole do orçamento. 

Os brasileiros endividados, que somam mais da metade das famílias brasileiras, terão mais incentivos ao crédito com essas novas medidas e consequentemente um maior risco de se tornarem mais endividados e de perderem seus bens. E o tomador de crédito já se encontra endividado e para um cenário de juros elevados não tem para onde correr.

O estímulo do governo para aumento da oferta de crédito e aquecer a economia criou um arcabouço que favorece a ação dos bancos, ampliando as opções de recursos e criando uma segurança jurídica maior. “Mas para o consumidor há poucos impactos de fato, pelo menos a curto prazo”, avalia Hessia Costilla, economista da PROTESTE.

Podemos dizer que as medidas anunciadas favorecem a concessão de crédito, pois melhora as garantias e recursos disponíveis para os bancos, basta saber como isso vai se refletir em benefícios ao consumidor. 

Veja o que mudou e como:

  • Todas as informações do imóvel serão concentradas em apenas um cartório: Para o consumidor, esta é uma medida importante, pois facilitará o processo de registro de imóveis diminuindo custos, o tempo de processo da compra e reduz riscos. Além disso, evita transtornos na aquisição de imóveis que possuem algum tipo de processo na Justiça, porém ainda há o que ser melhorado como, por exemplo, as altas taxas cobradas pelos cartórios e os custos das certidões. 
  • Quem possui um imóvel já quitado pode dá-lo como garantia para adquirir um empréstimo pessoal com juros menores: Para o consumidor esta modalidade já existe, apesar de pouco divulgada. Agora a mudança é a ampliação de recursos que o banco tem para esta modalidade. É uma boa opção de juros, porém há o risco de perda do imóvel em caso de não pagamento.


Para aumentar a segurança do credor, foram indicadas um conjunto de propostas de mudança na legislação. Nesse sentido a retomada do bem é muito mais rápida em caso de não pagamento. Será criado um novo título para fornecer recursos para os financiamentos imobiliários, este papel é isento de imposto de renda e terá garantia dupla.

O governo também citou o crédito consignado com um dos focos, com a medida o tomador do empréstimo poderá consentir a instituição financeira a debitar o valor da parcela ao mesmo tempo em que o salário entrar na conta, diferentemente do que acontece hoje, o débito só ocorre no fim do dia. Foram liberados compulsórios para uso em financiamento de automóveis, assim como incentivos para concessão de crédito em prazos mais longos. O consumidor deve ter atenção à tomada de crédito por períodos longos.