A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Manifesto contra retrocesso aos direitos dos passageiros

02 mai 2016
PROTESTE está com petição online para adesão e acionou a Justiça para que seja retirado de consulta pública fim da assistência pelas companhias aéreas em caso de atraso de voos.
A PROTESTE Associação de Consumidores e 13 entidades de defesa do consumidor e da sociedade civil, elaboraram manifesto contra o retrocesso aos direitos dos passageiros aéreos, previsto em proposta discutida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 


As entidades defendem que as novas normas para o setor aéreo sejam discutidas amplamente, de forma clara e transparente, sem revogar a assistência aos passageiros em caso de atraso e cancelamento do voo, prevista na Resolução nº 141/2010.

Na consulta pública que se encerra hoje (2), há um expressivo número de violações aos direitos do consumidor, com desrespeito ao Código Brasileiro de Aeronáutica e ao Código Brasileiro de Defesa do Consumidor. As entidades que assinam o manifesto se posicionam pela nulidade dessa consulta pública.

Entre as perdas para o consumidor estão a limitação da assistência material quando houver atraso e cancelamento de voo ocorrido somente em território brasileiro; suspensão da assistência material na ocorrência de casos fortuitos ou de força maior (chuvas, tempestades, nevascas, vulcão); cobrança de qualquer bagagem despachada a partir de 2018; cancelamento de toda a passagem aérea se o passageiro não comparecer a determinado trecho; prazo de 24 horas para desistência nas compras de passagens pela internet; multa por desistência de até 100% do valor da passagem; indenização tarifada para cobrir perda ou extravio de bagagem.

As entidades repudiam o retrocesso que essas mudanças representam, e se posicionam totalmente contra a sua continuidade. Pedem publicamente, que seja mantida a Resolução nº 141/2010. As entidades entendem que ao colocar a consulta pública para manifestação da sociedade, a Anac descumpriu uma decisão judicial (processo número 0028224-49.2006.403.6100), que tramita na Justiça Federal de São Paulo e que agora está em grau de recurso no TRF 3ª região. 

Desde 4 de abril, a PROTESTE promove mobilização contra o retrocesso aos direitos dos passageiros em discussão pela Anac, por meio de uma petição online, que já tem cerca de 1.300 adesões, para pressionar a Agência a não revogar a Resolução nº 141/2010, que assegura a assistência material (comunicação, alimentação e acomodação) como um direito do passageiro.

Assinam o manifesto:

  • PROTESTE Associação de Consumidores
  • Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e do Trabalhador (Abradecont)
  • Associação Brasileira de Parentes e Vítimas de Acidentes Aéreos (Abrapavaa)
  • Associação Brasileira das Vitimas da Aviação Geral e Experimental (Abravagex)
  • Associação Civil SOS Consumidor
  • Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep)
  • Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Penha de França
  • Fórum Latino-Americano de Defesa do Consumidor – FEDC
  • Instituto Vital Correia
  • Instituto Inovação Social
  • Procon de Mato Grosso
  • Procon do Distrito Federal
  • Procon de Cachoeiro do Itapemirim
  • Procon de Suzano