A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Outros Serviços

PROTESTE lança hotsite com Guia das Olimpíadas

22 jun 2016
Publicação traz dicas para você se organizar com tranquilidade e ter onde recorrer se houver desrespeito aos direitos do consumidor.
A PROTESTE Associação de Consumidores, preocupada em que se garanta informações e os direitos dos consumidores durante as competições nos jogos do Rio 2016, entre 5 e 21 de agosto, está lançando um hotsite com o Guia das Olimpíadas (www.proteste.org.br/olimpiadas2016). E depois de seguir todas as dicas, se ainda assim, o torcedor enfrentar problemas de consumo, a Associação indica os canais para reclamar.


Na publicação online é possível se informar sobre a aquisição de ingressos, compra de passagens e hospedagem, e opções de transporte para deslocamento aos locais das competições. Afinal, as 42 modalidades esportivas olímpicas e as 23 paraolímpicas serão realizadas em vários locais do Rio de Janeiro.

As partidas de futebol serão disputadas, além do Rio, em cinco capitais brasileiras. Há também no hotsite o calendário dos jogos e demais esportes. Já a cartilha pode ser baixada gratuitamente no site da entidade, com dicas de A a Z, sobre temas que vão de hospedagem à prevenção da Zika Vírus, que tem afugentado turistas estrangeiros.

A torcida é para que os Jogos Olímpicos do Rio transcorram com tranquilidade, com novos recordes esportivos e uma exposição positiva para um país que sofre as consequências da crise econômica e política. "As disputas devem ficar restritas à tentativa de bater recordes e de vencer as barreiras dos cronômetros", observa Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE, lembrando que os direitos não poderão ser deixados de lado.

As competições terão a participação de 10.500 atletas de 206 países, que disputarão 306 provas com medalhas. Será a 28ª olimpíada da era moderna. Os Jogos Paraolímpicos (ou Paralímpicos) serão realizados entre 7 a 18 de setembro, reunindo 4.350 atletas de 176 países, que disputarão 528 provas com medalhas, em 23 modalidades. 

O Código de Defesa do Consumidor e os Estatutos do Torcedor e do Idoso serão a garantia de poder torcer sem dor de cabeça. Basta que sejam respeitados. Além disso, há a lei olímpica, aprovada pela Câmara e Senado, com regras em relação aos ingressos ainda não vendidos, mais especificamente em relação à meia-entrada e à reserva de bilhetes. 

Para evitar problemas de saúde, a PROTESTE alerta para os cuidados quanto aos locais para se alimentar. É importante observar as condições de higiene de restaurantes, lanchonetes, cafés e bares, principalmente das mesas, balcões e dos uniformes e aventais dos funcionários. As bebidas – sucos, refrigerantes, chás, cervejas e outras que venham em garrafas, latas ou em embalagem longa vida – devem ser abertas somente na presença do consumidor. 

Além dos direitos, a PROTESTE aproveita para reivindicar que, ao final dos jogos, haja um amplo debate sobre o que ficará para os moradores da cidade maravilhosa, a fim de que todos os brasileiros possam avaliar se foi proveitosa ou não a destinação dos recursos públicos às Olimpíadas.