Universo PROTESTE:
Notícia

Dia Mundial do Meio Ambiente

5 junho 2014
Dia Mundial do Meio Ambiente

A iniciativa “Passaporte Verde” do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) está sendo lançada no Brasil para estimular o turismo sustentável durante a Copa do Mundo. Confira:

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente a PROTESTE divulga a campanha “Passaporte Verde – Embarque nesse movimento!”, uma iniciativa da Força-Tarefa Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável.

No Brasil, a campanha é coordenada pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

O objetivo do Passaporte Verde é estimular o turista a adotar uma postura responsável enquanto viaja. Ou seja, respeitar o meio ambiente e favorecer a economia local e o desenvolvimento das comunidades que está visitando.

Além disso, dispõe de roteiros para passeios que valorizam o ambiente e a cultura local, indica estabelecimentos engajados que possuem relatórios de sustentabilidade e ainda comenta outras iniciativas como Brasil Orgânico e Sustentabilidade na Copa.

Os milhares de turistas estrangeiros e brasileiros que estiverem no Brasil durante a Copa do Mundo poderão baixar o aplicativo (apenas em inglês) ou o guia virtual para se integrar ao Passaporte Verde.

Além de conferir muitas dicas sustentáveis para o turista no site da campanha Passaporte Verde – Embarque nesse movimento!: 

  • Como fazer as malas de forma consciente.
  • Alimentação sustentável.
  • Como deixar a sua casa quando viaja.

Para contribuir com o meio ambiente,  antes de viajar pesquise na web o roteiro desejado e verifique se o destino oferece. 

  • Meios de transporte.
  • Acomodações.
  • Tratamento de lixo e esgoto .
  • Políticas mais sustentáveis.
  • Respeito à cultura e à comunidade.

Procure sites especializados em viagens responsáveis, ecoturismo e turismo sustentável, que auxiliam a escolher destinos não apenas bonitos, mas que permitam verdadeiras experiências de aprendizado e benefícios recíprocos tanto para o viajante como para as comunidades e o meio ambiente. Confira algumas sugestões de destinos da campanha:

Se possível, dê preferência aos prestadores de serviços locais. Assim viabiliza o desenvolvimento econômico, com distribuição de renda, dando mais oportunidades de inserção social para a população da área visitada.

passaporte-verde-proteste Participe da Campanha: Eu cuido do meu destino! Passaporte Verde – Embarque nesse movimento! (crédito imagem: Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo)