Universo PROTESTE:
Artigo

Descarte de medicamentos

1 maio 2012
Descarte de medicamentos

Remédios fora da validade ou mal conservados não podem ser jogados em qualquer lixo. É preciso entregá-los a pontos de coleta.

Quem mantém uma “farmacinha” doméstica muitas vezes não sabe o que fazer com os medicamentos que não quer mais, ou que estão fora do prazo de validade. E muita gente nem imagina é que descartar medicamentos é uma tarefa que exige muita atenção, já que eles não podem ser eliminados no lixo comum, muito menos na rede de esgoto doméstica.

Na matéria publicada na edição de maio da revista Proteste Saúde, mostramos que o problema é complexo, já que o Brasil ainda não possui uma legislação que regulamenta a eliminação segura dos resíduos, nem um programa efetivo de venda fracionada – atualmente, a comercialização é opcional. Também damos dicas para o descarte correto e, ainda, mostramos os perigos de se jogar remédios diretamente no lixo.

Meio ambiente corre riscos

Nos locais onde não há aterros sanitários, os restos de medicamentos são jogados em lixões a céu aberto. Isso faz com que alguns fármacos sejam encontrados em concentrações elevadas nos afluentes de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e águas naturais. E para piorar, as consequências da contaminação ainda são desconhecidas, tanto para a população quanto para a fauna aquática.

Outro fator de impacto é o risco à saúde daqueles que possam reutilizar, por acidente ou intencionalmente, os medicamentos descartados, que pode levar a reações adversas graves e intoxicações.