Universo PROTESTE:
Artigo

Enxaqueca: muito mais que uma simples dor

1 setembro 2010
Enxaqueca: muito mais que uma simples dor

O que você come também está relacionado.

Conheça sua enxaqueca

Para dimensionar o impacto da enxaqueca no seu dia a dia, basta fazer o teste abaixo. Responda às perguntas computando todas as dores de cabeça que teve durante os últimos três meses. Se uma cefaléia afetou mais de uma área de sua vida – por exemplo, trabalho e família –, considere-a mais de uma vez. Caso nenhuma das atividades tenha sido afetada durante os últimos três meses, indique zero. Se precisar, recorra a um calendário.

  • Quantos dias de trabalho ou de estudo você perdeu por causa de dores de cabeça nos últimos três meses?
  • Quantas vezes sua produtividade no trabalho ou na escola decaiu pela metade ou menos devido a dores de cabeça nos últimos três meses (não inclua os dias que você perdeu e já contabilizou na pergunta anterior)?
  • Quantos dias você deixou de realizar afazeres domésticos (arrumação da casa, compras e cuidados com as crianças) devido a dores de cabeça nos últimos três meses?
  • Quantos dias sua produtividade em relação aos afazeres domésticos decaiu pela metade ou menos devido a dores de cabeça nos últimos três meses (não inclua os dias que você perdeu e já contabilizou na pergunta anterior)?
  • Quantos dias de atividades sociais, familiares ou de lazer você perdeu devido à dor de cabeça nos últimos três meses?
  • Quantos dias você teve de dor de cabeça nos últimos três meses (caso a dor de cabeça tenha durado mais de um dia, conte cada um dos dias que durou)?

Some o total de dias e apresente-o a um médico.

Fonte: Teste Midas (Migraine Disability Assessment), desenvolvido por Richard B. Lipton e Walter F. Stewart.