Universo PROTESTE:
Artigo

Tintura de cabelo: vermelho

1 julho 2010
Tintura de cabelo: vermelho

A que mais fixa a cor é uma das mais caras.

Se você quer pintar os cabelos de vermelho, existem diversas opções no mercado. Mas, além de colorir os fios, algumas tinturas também deixam marcas em roupas e toalhas; outras não são tão claras em suas embalagens. E a qualidade também preocupa quando o assunto é fidelidade da cor.

Em nosso estudo, comparamos oito colorações do tipo permanente, mais resistentes às lavagens. Utilizamos mechas padronizadas brancas e castanhas, e também testamos os produtos com voluntários. Avaliamos, entre outros itens, a resistência à lavagem, a eficiência na coloração, a homogeneidade, o brilho e a intensidade da cor.

Embalagens confundem o consumidor

Constatamos que não existe um padrão oficial para as nuances nas embalagens, o que dificulta a vida de quem não encontra o produto que está acostumado a usar ou deseja trocar a marca sem mudar a cor. Por essa razão que testamos tons similares, e não equivalentes, uma vez que os fabricantes não seguem uma regra.

Nem sempre o resultado é fiel à cor apresentada pelo fabricante (em nosso teste, apenas metade das marcas garantiu uma coloração bem próxima à indicada na embalagem). Já os cabelos brancos são um caso à parte: por serem desprovidos de pigmentos, os fios se adaptam melhor à coloração permanente. Entretanto, é importante escolher uma marca que garanta homogeneidade e também tratamento aos fios, geralmente mais ressecados e quebradiços.

Cuidados ao colorir
Pintar os cabelos de vermelho exige uma série de cuidados, principalmente em casa. É importante ler o manual de instruções e seguir as recomendações do fabricante. Uma delas é a prova do toque, que ajuda a evitar alergias – cerca de 20% dos voluntários apresentou algum tipo de reação. Grávidas também devem ter cuidados especiais ao colorir os fios.