Notícia

Autobronzeadores: cor de praia em casa

Produtos têm substâncias que reagem à pele, causando efeito semelhante ao da exposição ao sol. Mas resultado não é imediato e pode exigir várias aplicações.   

28 outubro 2014


Se você não gosta de se expor aos riscos da radiação solar, como câncer de pele ou envelhecimento precoce, e quer uma cor de recém-saído da praia, os autobronzeadores são uma opção. 

Bronzeado resulta da reação dos ingredientes com a pele
Esses cosméticos, que vêm como cremes, géis e sprays, não agem sobre a melanina da pele, o pigmento que a escurece durante a radiação. Mas resultam da ação de seus principais ingredientes: dihidroxiacetona (DHA) e eritrulose. São açúcares que reagem com as proteínas superficiais da pele, gerando uma cor parecida a do bronzeado solar.

Opte por produto que combine DHA e eritrulose
A DHA, apesar de mais eficaz, pode causar mais alergias do que a eritrulose. Por isso, escolha um produto que combine as duas. Além disso, autobronzeadores apenas à base de DHA costumam dar um tom artificialmente alaranjado, o “efeito cenoura”.

Para aplicar sem manchas e uniformemente:
Esfolie a pele, especialmente as áreas ásperas.
Enxágue e não use hidratante. A pele deve estar seca.

Use produto específico para rosto; cuidado com os olhos:
Inicie pelos pés e suba, a fim de evitar dobrinhas na barriga.
Cotovelos e joelhos tendem a ficar mais escuros; use pouco nesses locais.
Peça ajuda para aplicar nas costas, para cobrir todas as partes.
Use produtos específicos, menos oleosos, para o rosto e concentre na testa, nas maçãs, no queixo e no nariz. Não se esqueça de orelhas, pescoço e nuca. Aplique com cautela perto dos olhos, no buço e não passe nas sobrancelhas.  
Lave as mãos e esfregue as unhas com uma escovinha, para tirar resíduos.

Bronzeado não é imediato; outras aplicações podem ser necessárias
A absorção pode demorar. Para evitar manchas na roupa, vista-se só meia hora após a aplicação.
Os resultados aparecem entre quatro e seis horas após o uso.
A cor é efêmera, sendo eliminada com a renovação da pele, de 5 a 7 dias. Podem ser necessárias várias aplicações para alcançar ou manter o tom. O indicado é usar a cada três dias, na primeira semana e, depois, uma vez por semana. 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.