Notícia

Varizes: Tudo o que você precisa saber

25 abril 2013

Veja os mitos e verdades sobre esse mal, que atinge 20 milhões de brasileiros.

Quem sofre com as varizes já conhece de cor e salteado os transtornos desse mal. Mas muita gente desconhece o problema ou se deixa enganar por muitos mitos que cercam esse problema. Conheça algumas das dúvidas mais comuns:

  1. Varizes podem ser genéticas? Verdade. Se a sua mãe ou o seu pai tem varizes, são maiores as chances de ter o problema.
  2. A prática de esportes causa varizes? Mito. O exercício físico estimula a circulação do sangue e previne as veias doentes.
  3. A cirurgia de varizes é de alto risco? Mito. O procedimento está cada vez mais seguro.
  4. A depilação e o cruzar de pernas causam varizes? Mito. Os dois fatores não interferem no problema.
  5. Meias elásticas ajudam na circulação? Verdade, mas nem sempre. Elas podem aliviar as dores e facilitar a circulação do sangue se forem apropriadas. O ideal é que a meia seja apertada na região do tornozelo, nunca na área dos joelhos.
  6. As mulheres têm mais varizes que homens? Verdade. Estima-se que apenas um em cada cinco ou seis homens tenham varizes, principalmente a partir dos 30 ou 40 anos.
  7. A gravidez provoca varizes? Verdade, devido à alteração hormonal.
  8. As varizes podem levar à trombose? Verdade. Se a circulação ficar prejudicada pelas varizes, existe o risco de formação de coágulos, que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).
  9. Anticoncepcional causa varizes? Verdade. Geralmente sim, porque provoca alteração hormonal.
  10. A alimentação influencia na formação de varizes? Verdade, mas indiretamente. Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção do peso, diminuindo as chances de ter varizes.
  11. Cremes melhoram o problema?Mito. Não há comprovação científica de que cremes eliminem varizes e nada indica que possam refazer as paredes de uma veia danificada.
  12. Viagens muito longas podem ajudar a formar varizes? Verdade. Em longos trajetos, as pernas ficam muito tempo na mesma posição, aumentando a dificuldade do sangue em retornar ao coração e dando condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue.

Imprimir Enviar a um amigo