Press Release

Cadeiras de rodas: comprar ou alugar?

31 março 2006
Cadeiras de rodas: comprar ou alugar?

Pesquisamos em quais situações é mais vantajoso comprar ou alugar cadeiras de rodas e outros equipamentos médicos, aqueles que o paciente pode usar em casa, temporariamente, sem a necessidade de estar internado.

Levantamos os preços de venda e de aluguel dos 15 equipamentos médicos mais requisitados para auxiliar tratamentos temporários em 102 estabelecimentos, distribuídos nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para descobrir se é mais vantajoso para o consumidor comprá-los ou alugá-los.

Mas a escolha entre a compra e o aluguel de material médico não se baseia apenas no preço. Ela depende de vários fatores: tempo estimado de uso do equipamento, disponibilidade financeira da família, modelo escolhido e até a saúde do paciente. Se você, ou algum parente seu, precisar de uma cadeira de rodas ou outro material médico, o primeiro passo que você deve tomar é perguntar ao médico quais equipamentos serão necessários para a recuperação e por quanto tempo eles serão usados. Se você não conhecer ninguém que possa emprestá-los, pesquise preços e condições de venda e de aluguel do material em, no mínimo, três lojas.

Os preços e condições variam muito. Há, por exemplo, quem cobre cheques-caução, quem exija pagamento antecipado ou quem não tenha o equipamento disponível para uso imediato. Não esqueça de perguntar também se a loja entrega e monta o equipamento na casa do paciente e se oferece assistência pós-venda ou durante o aluguel.

Com base nessas informações, você estará apto a decidir qual a melhor opção. Mas nem sempre a decisão é simples. Em linhas gerais, a compra é mais indicada se o paciente necessitar do equipamento por mais de três meses, levando-se em consideração apenas os menores preços que encontramos no mercado, que, em geral, referem-se aos equipamentos mais simples.

Se você decidir pelo aluguel, saiba que, em geral, o preço cai em função do tempo solicitado. Alugar por um mês é mais comum e um pouco mais barato que por duas quinzenas, por quinzena é mais em conta que por duas semanas, etc. Como 84% das lojas que alugam material médico exigem pagamento antecipado, esteja certo do tempo em que vai precisar do produto para evitar pagar mais do que o necessário.

Se você precisar de uma bengala por mais de uma semana, a compra é a solução mais vantajosa. Já para os andadores articulados, é melhor alugar por até três meses. Para as cadeiras de rodas, a compra só começa a ser vantajosa, em geral, se você necessitar dela por mais de quatro meses. Mas cuidado: escolha bem o modelo da cadeira, baseando-se nas necessidades reais de uso. Encontramos diferença de até 111 vezes entre o menor e o maior preço da cadeira de rodas (simples e motorizada) para adultos.

Os preços para cama articulada e seus acessórios (colchão anti-escaras, grades lateriais, etc.) também variam bastante de acordo com os modelos. Escolha-os de acordo com a real necessidade do paciente. Mas para esses equipamentos não encontramos a possibilidade de aluguel por uma semana.

Veja em informação relacionada o artigo completo com as tabelas das melhores condições para cada equipamento, publicado na PRO TESTE n° 46 (abr/06).

Veja em documentos adicionais a lista de endereços dos estabelecimentos que fizeram parte desse estudo.


Recursos