Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Qual é o melhor GPS automotivo?
Confira o teste realizado pela Proteste e descubra qual é o melhor modelo de GPS automotivo disponível no mercado. Acesse e faça a escolha certa!
29 janeiro 2015 |

Hoje, a maioria dos smartphones executa as mesmas funções que um GPS, e a tendência é que os celulares substituam esses equipamentos – assim como foi com os MP3 players. Isso nos leva a crer que, em breve, os GPS estarão obsoletos, pois há uma demanda por aparelhos com acesso à Internet e nenhum dos que testamos oferece isso. 

PESQUISE AQUI SEU GPS

Por isso, testamos novamente diversos aparelhos de GPS e um ponto importante que observamos foi que o nosso melhor do teste e também a escolha certa possuem tela de 5 polegadas como diversos celulares.  

Todos os produtos avaliados são do tipo PNA, ou seja, não são aplicativos para celular. Os modelos da Aquarius possuem TV digital integrada, assim como o Garmin Nüvi 2580TV e o Multilaser Tracker TV – GP014.

Todos aceitam cartão de memória micros e entradas USB, sendo que os TomTom VIA 1435M e 1530 os Garmin Nüvi 2580TV e 3560LT possuem entrada micro USB. Além disso, todos trazem uma função essencial aos motoristas: identificam radares de velocidade.

 

 

Em relação ao menu, as descrições são boas e não há muitas dificuldades para mudar uma tela quando se está navegando (esse era um problema muito comum nos GPS antigos). Quanto às instruções visuais, os GPS são bons, embora o Aquarius e o Multilaser tenham pequenos problemas em relação aos demais. 

A qualidade da voz nos aparelhos também é boa, e não encontramos problemas na pronúncia das palavras. No geral, graças às instruções de voz, é possível trafegar boa parte do percurso sem a necessidade de olhar o mapa do GPS – e assim diminuir o tempo de distração.

Para medir o tempo para o cálculo de uma rota, usamos três diferentes percursos:

  • 10 km;
  • 100 km;
  • 1000 km.

Para todos os equipamentos, o recálculo de rotas é eficiente e, na maioria das vezes, o novo trajeto é relevante e ajuda o motorista. Quanto às opções de rota, todos avisam sobre trajetos com pedágio e perguntam se o motorista deseja recalcular a rota. Entretanto, o Garmin Nüvi 52LM possui menos opções de rotas.

A tela de todos é fraca. Quaisquer arranhões podem danificá-las. Portanto, é recomendado usar apenas os dedos no touchscreen. Alguns dão a impressão de serem fabricados em material inferior, que pode quebrar com mais facilidade. Na hora da compra, você pode economizar R$ 591, referente à diferença dos preços mínimos do aparelho que foi o melhor avaliado e a nossa escolha certa. 

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!

 

Leia também

água de coco
alimentos-funcionais
cobertura-seguro-carro

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.