Como escolher uma boa ração para seu pet
.jpg?rev=228d9827-7835-475e-96ee-56420366b5c8&mw=480&hash=04A46E5189FD14FA99E7C84781C82575)
Os cães precisam de vários tipos de nutrientes para sobreviver: aminoácidos provenientes das proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e água. Um dos aspectos que você deve ter em mente é que os cães não podem escolher seus alimentos e, ao consumirem ração, passam a ter uma dieta monótona.
É por isso que o alimento precisa ser completo (com todos os nutrientes essenciais) e equilibrado (que eles estejam na proporção certa). Dessa forma, o animal não sofre de deficiências nutricionais e consegue manter uma boa saúde. Veja, então, o que considerar na hora da compra.
• Idade do cão - Leve em conta a fase de vida do animal, ou seja, a idade. Cada fase de vida tem necessidades nutricionais diferentes. Filhotes, por exemplo, estão em fase de crescimento.
• Raça e porte - Compre uma ração adequada para a raça, o peso e o tamanho do cão. Assim, ele tende a receber a quantidade e os nutrientes que atendem suas características individuais.
• Atividade física - Cães sedentários, ativos ou muito ativos têm necessidades específicas, podendo precisar de mais ou menos nutrientes. Observe também se eles recebem outras fontes alimentares, como restos de comida caseira.
• Estilo de vida - O mercado oferece também rações secas e úmidas (as enlatadas). Em termos de nutrição e digestibilidade, há pouca diferença entre elas. Você poderá fazer sua escolha de acordo com seu estilo de vida e orçamento.
• Matéria-prima - As rações também são classificadas em básicas, padrão, premium e super premium. A diferença entre esses tipos não está nos rótulos, mas, sim, na qualidade e na fonte de ingredientes. Se o orçamento permitir, opte pelas premium e super premium.
• Evite comprar a granel - Não compre rações a granel que fiquem expostas em sacos ou latões abertos. Mesmo que o vendedor da loja diga que mantém o saco fechado, ou o latão com tampa, você nunca saberá quanto tempo aquele alimento ficou exposto à umidade, às moscas e até mesmo a ratos.
• Observe o pelo do cão - Após escolher um tipo e uma marca, fique atento às fezes, se ele é ativo, à pelagem e se ele continua comendo bem. Quando o alimento tem baixa qualidade, a primeira coisa que muda é o pelo, que fica seco e quebradiço.
• Doenças - Seu cão tem algum problema de saúde? Saiba que existem rações terapêuticas, específicas para animais obesos, diabéticos, alérgicos, cardiopatas, nefropatas, com problemas nos tratos urinário e gastrointestinal, por exemplo. No entanto, só devem ser utilizadas se forem indicadas por um médico veterinário.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).