A PROTESTE foi aos supermercados e pesquisou os produtos que podem ser levados na lancheira de seus filhos em busca de aditivos que possam trazer prejuízos a saúde das crianças.
Foram analisados 31 produtos consumidos por crianças, sendo 16 biscoitos salgados, 12 doces (balas, chicletes, chocolate e gelatinas) e 3 bebidas (refrigerante e suco). Todos apresentavam algum tipo de aditivo.
Um deles, a Tartrazina, tem potencial alérgico tão forte que a Justiça passou a exigir que os produtos que contem a substância devem trazer essa informação no rótulo.
Confira a lista dos produtos e que o encontramos em cada um deles.
O que são aditivos?
Os aditivos são substâncias não nutritivas que quando adicionados ao alimento alteram sua textura, cor, tempo de conservação e aparência.
A quantidade de aditivos que pode ser consumida em um dia é calculada em função do peso. Como as crianças pesam menos elas facilmente consomem mais do que o limite estabelecido como seguro em um dia.
Conheça as opções saudáveis
Você pode ajudar o seu filho a ficar longe dos aditivos observando a lista de ingredientes e procurando por aqueles que fazem mal. Veja em nosso banco de dados se este pode ser consumido por crianças.
Sempre que possível, opte também por lanches saudáveis. Confira algumas opções:
Outras dicas