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Alimentos embutidos: conheça algumas alternativas para sua alimentação

05 novembro 2015

05 novembro 2015

Confira as dicas da PROTESTE para evitar o consumo de alimentos embutidos e manter sua saúde em dia.

Esta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu comunicado afirmando que o consumo excessivo de carnes processadas como salsicha, presunto, salame, mortadela e carne seca aumenta o risco de desenvolvimento de câncer.




Para não se preocupar demasiadamente com o alerta da OMS e manter sua saúde em dia, a PROTESTE preparou uma série de dicas para você diminuir o consumo de embutidos. Confira:

  • Prefira a carne fresca no lugar da processada. Uma opção para o lanche é o rosbife que pode ser feito com lagarto ou patinho e, após cortado em fatias finas, pode substituir o salame ou o presunto.
  • Intercale o uso os embutidos como recheio de sanduíches com queijo e legumes. Confira abaixo algumas opções:
- Pasta de ricota com cenoura e cebolinha;
- Atum em óleo com tomate;
- Queijo, tomate e orégano;
- Pasta de grão de bico,
- Pão com ovo mexido.


Lembre-se, o alerta da OMS indica que o consumo diário dos embutidos na quantidade de 50 gramas (equivalente a quatro fatias de presunto ou peito de peru, uma unidade de salsicha ou oito fatias de salame) aumenta em 18% o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o câncer de cólon.


Por isso, é preciso manter uma alimentação equilibrada e diversificada, prefira alimentos frescos e reduza o consumo de embutidos para apenas uma vez na semana.


A PROTESTE também já abordou em diversas publicações a questão do consumo de alimentos processados. Neste artigo você pode conferir 10 dicas para não cair em pegadinhas de alimentação.

E, ainda, neste outro artigo você encontra opções para evitar os alimentos com aditivos químicos.


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