Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

PROTESTE alerta sobre consumo de alimentos embutidos
Sal e aditivos químicos utilizados em excesso nos alimentos podem provocar câncer, quando somados a fatores genéticos e hábitos de vida. 
26 janeiro 2018 |
alimentos-embutidos

Atenção! Se você consome excessivamente carnes processadas como salsicha, presunto, salaminho, mortadela, carne seca e carne enlatada, o risco para o desenvolvimento de câncer é maior. Isso é o que garantiu, em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em estudo feito pela Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Câncer (IARC). 

O relatório conclui que consumir 50g de embutidos diariamente – isso equivale a cerca de quatro fatias de presunto ou mortadela ou uma unidade de salsicha por dia - aumenta em 18% o risco de câncer colorretal. A motivação principal está no fato das carnes processadas receberem sal e aditivos químicos em grande quantidade.

A PROTESTE informa que não há motivos para pânico, caso você coma embutidos de vez em quando. Agora, se você come diariamente, nossa indicação é que você considere os fatos e mude um pouco os seus hábitos alimentares. Opte por alimentos frescos, reduzindo o consumo de embutidos para apenas uma vez na semana. 

A seguir algumas opções deliciosas de recheios para o seu sanduíche:

  • Pasta de ricota com cenoura e cebolinha;
  • Atum em óleo com tomate;
  • Queijo, tomate e orégano;
  • Pasta de grão de bico;
  • Ovo mexido.

É importante ressaltar que outros fatores influenciam o risco de desenvolvimento de câncer, como fatores genéticos e de hábitos de vida, como fumo, inatividade física, excesso de peso e o consumo excessivo de álcool.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

feijao-causa-gases
lavar-arroz
IMG-queijominas
alimentos-funcionais

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.