Se você está apostando nos chamados nutricosméticos para combater o envelhecimento da pele, tratar a celulite, aumentar a energia e a disposição e fortalecer unhas e cabelos, fique atento, pois eles não conseguem esses efeitos sozinhos. E toda atenção com relação ao rótulo é pouca – pelo menos foi o que constatamos ao analisar as bebidas aliméticas Beauty Drink, da Beauty´in.
Disponível em oito sabores, o produto tem embalagem inovadora, em que os ingredientes (em pó) ficam em um compartimento na tampa, o que conserva melhor as propriedades dos nutrientes. Para preparar a bebida, é só girar a tampa (no teste prático, constatamos que precisa fazer bastante força) e deixar o pó cair na água. O rótulo informa que o consumo deve acompanhar uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis e não pode ser associado à bebida alcoólica. Crianças, gestantes, pessoas que estão amamentando, idosos e portadores de enfermidades devem consultar uma médico antes de consumir.
O que proporciona os efeitos prometidos destas bebidas são as vitaminas, minerais e a taurina, um aminoácido que participa de várias funções fisiológicas importantes. Apesar de ter os componentes e de estar livre de sódio e conservantes, constatamos que o Beauty Drink apresenta corantes e edulcorantes artificiais.
E as frutas, hortaliças e chás anunciados não passam de aromatizantes. Ou seja, se você comprar o Beauty Drink de framboesa, açaí e blueberry, por exemplo, que promete “vitaminar o dia”, irá consumir apenas a combinação dos aromas dessas frutas.
Se considerarmos que podemos ingerir nossas necessidades diárias de vitaminas e minerais através de uma alimentação saudável com frutas e hortaliças, o preço de cada unidade – R$ 8,89 – acaba se tornando um pouco salgado.