Notícia

Colomba Pascal: tem muita gordura

12 março 2010

12 março 2010

Modere o consumo, pois só uma fatia equivale a um lanche da tarde inteiro.

Uma fatia equivale a um lanche da tarde

Os bolos de páscoa podem ser consumidos sem problemas, desde que moderadamente. Os maiores problemas encontrados por nós foram o alto teor de gordura (um deles inclusive tem a trans) e outros trazem adoçantes.

Esse é o caso dos produtos Santa Edwiges e Taeq, que devem, por isso, ser evitados por gestantes e crianças – exceto em casos de recomendação médica.

Vale lembrar também que apenas uma fatia (60 g) de um bolo de páscoa equivale a um lanche da tarde inteiro. Portanto, vá devagar no consumo – e ainda mais as crianças.

Porção errada nos rótulos

Os rótulos de quatro produtos informam o valor da porção de maneira errada.

Ter essa informação padronizada é importante porque permite a você comparar os produtos – algo que é dificultado pelos fabricantes, ao declarar incorretamente esses valores. Nós fizemos essa comparação para você: veja aqui.

É bom lembrar que a porção, de 60 g e equivalente a uma fatia, já é regulamentada pela ANVISA para esse alimento. No entanto, encontramos produtos com porção de 80g (Viscontti, Bauducco, e Casa Suíça) e de 50g (Santa Edwiges).

Recheios de frutas e chocolate: os mesmo preços

Não encontramos diferenças de preços entre os bolos de páscoa com recheio de frutas e chocolate. Portanto, você pode escolher de acordo com seu gosto.

Mas fique atento. Encontramos diferenças significativas nos preços de referência, que podem variar em cerca de 60% (os bolos de páscoa, recheio frutas ou chocolate da Qualitá, custam R$ 7,59, enquanto os mesmos produtos da Bauducco e Casa Suíça custam R$ 11,90).

Como fizemos o teste

Nós compramos 15 bolos de páscoa e analisamos os rótulos de cada um deles, com atenção especial para as informações nutricionais. 


Imprimir Enviar a um amigo