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Conheça as gorduras que fazem bem

05 abril 2010

05 abril 2010

Elas ajudam a reduzir o colesterol ruim, reduzem a pressão arterial e podem ter efeito antiinflamatório.

Nem todas as gorduras são nocivas. As chamadas gorduras monoinsaturadas  e polinsaturadas fazem bem à saúde. Para isso, você precisa saber quais são os tipos de gorduras e onde encontrá-las para fazer uma escolha saudável e consciente.

Lembre-se apenas que cada grama de gordura possui 9Kcal (contra 4Kcal dos carboidratos e gorduras), por isso devem ser consumidas com moderação, fazendo parte de um cardápio equilibrado.

Aposte no azeite para reduzir o colesterol
A ingestão de gordura monoinsaturada reduz ligeiramente o LDL colesterol (o que faz mal) e mantêm o nível de bom colesterol (HDL). O mais conhecido é o ácido oléico (ômega-9), presente principalmente no azeite.

Onde encontrar: Azeite de oliva, abacate, amendoim, óleo de canola.

Peixes são as fontes de gordura polinstauradas
Veja alguns dos benefícios destas substâncias: redução dos triglicerídeos, melhora na função plaquetária, promovem ligeira redução na pressão arterial e parecem ter efeito antiinflamatório.   

Onde encontrar:

  • Ômega – 3: linhaça, canola, nozes, peixes de água fria e seus óleos (atum, sardinha, truta e salmão), margarinas e cremes vegetais.
  • Ômega – 6: óleos de milho, soja, algodão, girassol, carnes, ovos, aves margarinas e cremes vegetais.

Quantas vezes consumir:
De modo geral, quem adota uma dieta em que entrem peixes de água fria no mínimo duas vezes por semana, além de outros pratos preparados com óleo vegetal já alcança a quantidade necessária dessa gordura.


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