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Corte a gordura saturada
Reduzir o consumo desta substância traz benefícios diretos para a saúde do coração, como baixar o colesterol. Veja como alterar seu cardápio para manter uma alimentação livre de gordura saturada. Confira:
 
29 julho 2013 |

Uma dieta rica em gorduras saturadas pode aumentar o nível de colesterol no seu sangue e aumentar a chance de desenvolver doenças no coração. Por isso, é importante reduzir a ingestão desta substância. Você pode fazer isso das seguintes formas:

  • Ingerindo menos alimentos com altos níveis de gordura saturada.
  • Escolhendo opções que têm menos gorduras saturadas.
  • Optar por gorduras insaturadas em vez de saturada.

Quais são os limites de gordura saturada?

  • Adultos – 22g por dia
  • Crianças: 1 a 3 anos – 11g / 4 a 6 anos – 16g / 7 a 10 anos – 19g

Lembre-se de conferir os rótulos dos produtos:
Procure os valores de “gordura saturada” na tabela nutricional que aparece em todos os rótulos e veja a quantidade por 100g:

  • Alta - mais de 5g
  • Média – entre 1,5g e 5g
  • Baixa - até 1,5g
Veja sempre o teor de gordura saturada dos alimentos

Saiba como reduzir o consumo:

  • Consuma frango sem a pele. E use um pouco de limão e ervas para temperá-lo.
  • Escolha carnes menos gordurosas, como frango e peixe.
  • Retire o máximo de pedaços de gordura da carne. E prepare-a grelhada em vez de frita.
  • Coma menos massas de pastéis e folhadas, presentes em algumas tortas, pastéis e salgados.
  • Utilize óleos insaturados, como o de girassol ou canola.
  • Coma lanches mais saudáveis no dia-a-dia: frutas (incluindo as secas) e iogurtes desnatados.
  • Inclua vegetais e uma quantidade balanceada de pães, arroz, batata, massas na sua alimentação.
  • Substituir alimentos.

Confira algumas sugestões:

Em vez de... Experimente...
Croissantcom manteiga Torradas com queijos magros
Salsichas Carne bovina ou de frango com pouca gordura
Purê de batata com manteiga e leite integral Purê de batata com pouca gordura e leite desnatado
Bolo ou biscoitos Pães integrais com baixo teor de gordura
Molhos cremosos ou de queijo Molhos de tomate ou vegetais
Creme Iogurte com baixo teor de gordura
Sorvete Sorvete a base de iogurte

Leite integral

Leite desnatado
Iogurtes integrais ou sobremesas cremosas Iogurtes desnatados

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