Notícia

Descubra se alimentos valem quanto pesam

20 abril 2017
peso queijo

20 abril 2017

Será que uma embalagem de queijo fatiado ou um pote de queijo ralado, realmente, possuem o peso informado? Fomos aos supermercados para conferir se você não está sendo enganado.

peso queijo 

Uma bandeja de queijo fatiado ou um pote de queijo ralado. Quem nunca lançou mão dessa praticidade ao fazer suas compras no supermercado? Porém, ninguém está livre de ser enganado em relação ao peso, ao levar para casa um alimento já embalado. Afinal, não estamos lá para ver o que informa a balança antes de o produto seguir para as prateleiras.

Por conta disso, fomos a nove supermercados do Rio de Janeiro para comprar esses dois itens e, depois, pesá-los em balanças de alta precisão. A boa notícia é que tanto os pesos informados quanto os medidos foram, praticamente, os mesmos. Isso demonstra que está havendo respeito ao consumidor nesse aspecto – pelo menos no cenário em que avaliamos.

peso-queijo-ralado

Para realizar este teste, seguimos as recomendações do Inmetro. Entre elas, estava o fato de que os produtos com até 500 g – peso máximo que consideramos ao comprar os queijos – só poderiam ter uma diferença inferior de, no máximo, 5 g, para que fossem considerados dentro da conformidade. Felizmente, vimos que em todas as amostras não foram encontradas diferenças acima da tolerância permitida entre o conteúdo informado pelo lojista e aquele medido por nós. Nos ensaios realizados com os queijos fatiados, nenhuma delas ultrapassou a tolerância de 5 g.

Avaliamos ainda a tara (peso que é abatido da mercadoria devido à embalagem), para ver se havia alguma informação enganosa. Em todas as amostras verificadas, os valores da tara eram facilmente identificados na etiqueta do produto. Vale ressaltar ainda que as etiquetas dos produtos fracionados pelos supermercados devem conter o peso comercializado, o preço por quilograma e o preço a pagar. Sempre que tiver alguma dúvida em relação ao peso do produto, peça a um funcionário para pesar novamente em uma balança disponível, na sua presença. E lembre-se de ver se a tara da embalagem foi considerada na balança.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).


Imprimir Enviar a um amigo