Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Granola engorda ou emagrece?
Muita gente sabe que a granola oferece benefícios à saúde, mas será que ela pode interferir no ganho ou na perda de peso? A nutricionista Lara Natacci esclarece algumas dúvidas comuns sobre esse alimento.  
03 maio 2018 |
Granola_entrevista02

Mistura de grãos, cereais integrais, sementes e frutas secas, a granola tornou-se a “queridinha” da alimentação de muita gente. Algumas pessoas querem emagrecer, outras melhorar o funcionamento do intestino ou dar mais sabor a alguns alimentos, como saladas, iogurtes e frutas. 

Em função disso, muitas informações divergentes e sem embasamento científico são compartilhadas na Internet, gerando dúvidas entre os consumidores, como: “É realmente um alimento saudável? Quais benefícios oferece? Será que emagrece ou engorda? Qual a quantidade que posso comer durante o dia?”. 

Confira os resultados do nosso último teste com oito marcas de granola. 

Para responder perguntas como essas, ouvimos a nutricionista e coaching de Bem Estar Lara Natacci,  Mestre em Ciências e doutoranda em Educação e Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). 

Lara defende que não existe alimento saudável ou não e, sim, uma alimentação saudável como um todo. Assim como não há um padrão para a quantidade-limite para o consumo diário. Veja abaixo a entrevista completa da nutricionista. 

 Veja nossa seção com resultados de testes, notícias e dicas sobre alimentação

 lara-consultorio


A granola pode ser considerada uma opção de alimento saudável?
Não existe alimento saudável ou não saudável, e sim uma alimentação saudável ou não. Todos os alimentos podem fazer parte do um estilo de vida equilibrado. A granola pode trazer nutrientes e benefícios ao organismo, como parte de uma dieta equilibrada.

Quais benefícios ela oferece ao organismo?
Dependendo de seus ingredientes, a granola pode ser boa fonte de fibras, vitaminas, minerais, gorduras insaturadas, carboidratos complexos e até proteínas. Com isso, irá fornecer nutrientes que vão auxiliar no bom funcionamento do metabolismo e do nosso organismo e até mesmo prevenir doenças.

Conheça as pegadinhas da alimentação saudável 

O consumo de granola ajuda a emagrecer? Ou, ao contrário, pode engordar?
Nenhum alimento sozinho engorda ou emagrece! Temos que avaliar toda a alimentação, a quantidade de granola consumida e o estilo de vida de cada pessoa. 

Quais cuidados a pessoa deve ter na hora de escolher entre uma ou outra marca de granola? O que deve ser levado em consideração na hora da compra? 
É importante sempre examinar o rótulo do alimento, se ele for industrializado. Na lista de ingredientes, os componentes aparecem em ordem decrescente, ou seja, o que está em primeiro lugar é o que vem em maior quantidade no alimento. 

Descubra qual supermercado da sua região oferece preços mais em conta

Por isso, se a lista de ingredientes começar com açúcar, significa que o produto é rico em açúcar. Além disso,o alimento deve ter a tabela nutricional, que indica quantas calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e outros nutrientes cada porção do alimento contém.

 granolaentrevista

 Aprenda a ler os rótulos dos alimentos 

Há algum período do dia (manhã, tarde ou noite, por exemplo) melhor para a ingestão desse alimento?
Não existe nenhum período específico para consumo. A granola pode acompanhar frutas e iogurte, em sua versão doce; ou então até mesmo as saladas, em sua versão salgada, constituindo um alimento versátil.

Quanto de granola uma pessoa pode comer por dia? Qual a quantidade recomendada? 
A porção usualmente recomendada é de cerca de 50g, o equivalente a ½ xícara de chá, mas  a quantidade deve se adequar às necessidades de cada indivíduo, baseadas em suas características e necessidades. 

Fazer a própria granola pode ser uma boa opção? Por quê?
Pode sim, pois desta forma a pessoa saberá com precisão todos os ingredientes que farão parte do alimento.

Veja uma receita de granola salgada 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).

Leia também

seguro-carro-negado
casal-sonhando
abertura
probioticos-img

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.