Notícia

Pipoca da Elma Chips é saudável?

23 novembro 2015

Será que consumir a pipoca de micro-ondas da Elma Chips é uma escolha saudável? Confira a opinião da PROTESTE sobre esta novidade e aprenda outras opções de receitas para fazer em casa.

A Elma Chips lançou a linha de pipoca para micro-ondas com sachês nas versões de Cheetos Requeijão, Baconzitos, Cebolitos e Torcida Pimenta Mexicana. E para aconselhar você sobre os riscos de consumir estes snacks, a PROTESTE avaliou os rótulos dos produtos. Confira:

As pipocas da Elma Chips contém, além de milho e gordura vegetal (não especificada pelo fabricante o tipo de gordura vegetal), um sachê com tempero com um dos sabores indicados acima.

Estes sachês contêm gorduras, aditivos alimentares (realçador de sabor glutamato monossódico) e uma quantidade alta de sódio.


E, ainda, alguns destes sabores como “baconzitos” e “cebolitos”, chegam a ter em apenas uma xícara de pipoca 10% da quantidade máxima de sódio recomendada para ser consumida por dia pela Organização Mundial de Saúde.

A Proteste já abordou neste artigo sobre alimentos sem aditivos a diferença entre a pipoca de micro-ondas e a feita em casa. E, agora, qual será sua escolha?

A pipoca tradicional contém apenas milho, óleo e sal e a pipoca da Elma Chips sabor Baconzitos, por exemplo, contém milho, gordura vegetal e preparado sabor bacon feito de farinha de arroz, açúcar, óleos vegetais, glutamato monossódico, dióxido de silício, acidulante ácido cítrico e aromatizante.

Além da sua saúde considere a economia


  • Um pacote de milho de pipoca de 500gr custa R$2,40. Com uma xícara de milho de pipoca é possível fazer aproximadamente até 20 xícaras de pipoca estourada. O pacote pode render até 3 xícaras de milho de pipoca e depois de pronto pode render até 60 xícaras de pipoca.


  • Um pacote de pipoca para micro-ondas custa na faixa de R$ 3,80 para comer uma única vez.


A PROTESTE aconselha a escolha da opção mais saudável e econômica: a pipoca feita em casa.

E, ainda, se você deseja um sabor diferente é possível temperar a tradicional pipoca de panela com ervas desidratadas, como o orégano ou manjericão, para agregar sabor sem prejudicar sua saúde.

Para os que não dispensam preparar a pipoca no forno de micro-ondas, aí vai uma dica de preparo usando apenas dois ingredientes: milho de pipoca e água.

Coloque meia xícara de milho de pipoca e três colheres de sopa de água filtrada em uma vasilha de vidro tampada e com um prato em cima. O tempo vai variar de acordo com a potência do micro-ondas. Mas, em geral, leva cerca de 4 a 5 minutos. Depois de pronta, você pode temperar com as ervas aromáticas de sua preferência.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.


Imprimir Enviar a um amigo