Notícia

Poucas fibras, muito açúcar

17 novembro 2010

17 novembro 2010

Não abuse do consumo

O valor calórico dos panetones está no limite do recomendado para uma dieta saudável, mas a qualidade dos nutrientes deixa muito a desejar. Por isso, você deve consumir o produto moderadamente.

Apenas uma fatia pequena de panetone (80g), por exemplo, contém 271 Kcal. Esse valor é quase o total indicado para o lanche da tarde de um adulto saudável, que deve ter 300 Kcal. Essa quantidade do produto traz ainda, em média, quase três vezes mais açúcar do que o indicado para o mesmo lanche.

Com gordura trans e com poucas fibras

As marcas Cacau Show, Casa Suíça e Laura passam longe do valor recomendado para fibras. Porém, a Tommy obteve o maior teor de fibra por porção: 3.8g por 80g.

E, se você se preocupa com o colesterol, pode consumir os produtos Cacau Show, Carrefour, Casa Suíça, Laurattone e Pullman, pois quase não apresentam essa substância. Por outro lado, as marcas Bauducco, Kopenhagen e Village possuem uma quantidade considerável desta gordura.

Você também deve ficar atento a gordura trans, presente nas marcas Cacau Show, Casa da Suíça, Di Lucca, Wal Mart, Laura e Santa Edwiges. As marcas Bauducco, Kopenhagen, Tommy e Village possuem quantidades insignificantes deste tipo de gordura. Os destaques foram as marcas Carrefour, Pullman, Qualitá e Visconti, realmente sem gordura trans.

Você decide: mais frutas ou mais massa?

Se você gosta de panetone com muitas frutas cristalizadas, compre o Carrefour ou Bauducco, que aliam boa quantidade a preços razoáveis. O produto da Kopenhagen, apesar de trazer o dobro de frutas, em geral, custa quatro vezes mais que a média de preços do mercado e ainda é rico em gorduras.

Caso prefira especialmente a massa, fique com a Di Lucca ou Casa Suíça (para evitar adoçantes).

Se quiser um meio-termo, veja abaixo a composição entre massa e frutas nas marcas analisadas por nós e escolha a sua:


Imprimir Enviar a um amigo