Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Procon penaliza restaurantes a quilo após denúncia da PROTESTE

Dos oito estabelecimentos em que encontramos irregularidades, principalmente pela ausência da divulgação do preço do quilo utilizado na balança, sete estão sendo autuados.

01 junho 2017 |
peso-alimentacao

A PROTESTE já começa o mês comemorando mais uma vitória dos consumidores. Desta vez, o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) vai penalizar sete restaurantes de comida a quilo, entre oito denunciados, que apresentaram irregularidades, encontradas em nosso estudo, publicado em fevereiro deste ano.

Em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), visitamos 13 restaurantes em São Paulo e em Santo André, no ABS Paulista. Nosso objetivo foi verificar se as balanças utilizadas nos estabelecimentos comerciais de venda de refeição por peso estavam de acordo com a legislação e se cumpriam com os erros máximos permitidos, evitando que o consumidor seja lesado por irregularidades que possam induzir a um pagamento superior ou indevido.

A ausência de um cartaz informativo com o valor do peso do recipiente utilizado para colocação e pesagem do alimento foi a principal irregularidade encontrada (70% dos casos). Segundo o Inmetro, os estabelecimentos dedicados à modalidade de comercialização, devem exibir em local de fácil visualização pelos consumidores o valor da tara dos recipientes utilizados, grafados em caracteres com dimensão mínima de 5 cm.

Diante das irregularidades encontradas em oito restaurantes, pedimos ao Procon-SP a verificação dos estabelecimentos citados no estudo. Agora, recebemos as boas notícias: as visitas foram realizadas pela Fundação, que vai penalizar sete estabelecimentos pela infração. Confira a tabela com as irregularidades constatadas pelo Procon:

tabela_restaurante

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

alimentação
onix
conta
economizar

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.