Notícia

Saiba a diferença entre diet e light

26 setembro 2005

26 setembro 2005

A PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor é uma das entidades apoiadoras da cartilha Diet Light, lançada no dia 12 de setembro de 2005, em São Paulo, pelo Instituto Brasileiro de Educação para o Consumo de Alimentos e Congêneres (IBCA) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos Dietéticos, para Fins Especiais e Suplementos Alimentares (Abiadsa). A cartilha esclarece a diferença entre os alimentos diet e light, pois mesmo com o aumento de vendas, representando 5% do total das vendas de alimentos, boa parte dos consumidores desconhece as características e diferenças desses produtos na hora da compra.

Uma entrevista feita com 720 pessoas pelo IBCA mostrou que 35,5% não se sentiam seguras para explicar as diferenças. Muitos associam a palavra light à redução calórica, mas o alimento pode ser mais saudável, mas com caloria quase igual a um produto normal. Neste caso, a chance de frustração e posterior rejeição do produto é grande, significando para a indústria uma perda de vendas.

Para esclarecer melhor estas diferenças, a Abiadsa, em conjunto com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), vai distribuir cerca de 1 milhão de cartilhas em todo o Estado de São Paulo. Nos próximos meses, elas serão distribuídas em outras capitais. O folheto, com duas páginas, define os dois tipos de produto, esclarece a importância da atenção aos rótulos e responde às dúvidas mais freqüentes do consumidor.

Os supermercados serão o principal distribuidor das cartilhas porque, entre os que consomem os alimentos diet e light, 86% fazem a aquisição nesses estabelecimentos.

Veja abaixo, em doumentos adicionais, a integra da cartilha.


Imprimir Enviar a um amigo