Uma entrevista feita com 720 pessoas pelo IBCA mostrou que 35,5% não se sentiam seguras para explicar as diferenças. Muitos associam a palavra light à redução calórica, mas o alimento pode ser mais saudável, mas com caloria quase igual a um produto normal. Neste caso, a chance de frustração e posterior rejeição do produto é grande, significando para a indústria uma perda de vendas.
Para esclarecer melhor estas diferenças, a Abiadsa, em conjunto com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), vai distribuir cerca de 1 milhão de cartilhas em todo o Estado de São Paulo. Nos próximos meses, elas serão distribuídas em outras capitais. O folheto, com duas páginas, define os dois tipos de produto, esclarece a importância da atenção aos rótulos e responde às dúvidas mais freqüentes do consumidor.
Os supermercados serão o principal distribuidor das cartilhas porque, entre os que consomem os alimentos diet e light, 86% fazem a aquisição nesses estabelecimentos.
Veja abaixo, em doumentos adicionais, a integra da cartilha.