Notícia

Teste com panetones mostra que é preciso ter atenção ao rótulo e consumi-los com moderação

19 dezembro 2016
teste-panetones

19 dezembro 2016
Avaliamos as principais marcas de panetones e chocotones considerando o custo, informações nutricionais e o quão meramente ilustrativas podem ser as imagens da embalagem. Confira o resultado.
A PROTESTE avaliou 12 tipos de panetones, entre os formatos tradicionais e gotas de chocolate, presentes no mercado comparando não só o custo desses produtos, mas também as informações nutricionais e quão meramente ilustrativas podem ser as imagens da embalagem. Além dos produtos com frutas cristalizadas e os recheados com gotas de chocolate, a cada ano chega às prateleiras cada vez mais novidades em sabores que prometem agradar a todos os gostos. 

Os preços dos produtos coletados variaram de R$ 9,99 (D’ellice) até R$ 74,90 (Kopenhagen – Italiano) e pesam de 400 a 600 gramas. Abaixo, é possível comparar o custo de uma fatia (80g) para cada um desses produtos:
tabela-panetones-1

Quando comparamos os produtos selecionados com a foto da embalagem, em geral, a maioria dos panetones se apresentou bastante diferente da imagem da embalagem. Apesar de serem imagens meramente ilustrativas, podem influenciar na decisão de compra e na realidade, grande parte dos produtos parte possui bem menos recheio do que aparenta na foto da embalagem: 

Arcor (Frutas Cristalizadas): 
arcor-panettone-frutas
Apesar de conter uva passas e frutas cristalizadas em boa quantidade, essas eram bem menos coloridas do que aparentava a caixa.

Bauducco (Frutas Cristalizadas):
bauducco-panettone-frutas
Não se parece nada com a imagem da embalagem. Recheio contém em sua maioria passas, ao contrário da embalagem (colorida e contendo mais frutas cristalizadas).

Bauducco (Gotas de Chocolate):
bauducco-chocottone-chocolate
Orecheio também deixou a desejar em relação à figura da embalagem.


Brasil Cacau (Frutas Cristalizadas):
brasil-cacau-panettone-frutas
O produto também não possui o formato uniforme e passa a impressão de conter menos frutas que na foto da embalagem.

Brasil Cacau (Gotas de Chocolate):
brasil-cacau-panettone-chocolate
Bastante diferente da imagem da embalagem, não é mesmo? Na ilustração, a quantidade de recheio é bem maior do que aquela que de fato encontramos ao abrir o produto.
 
Cacau Show (Frutas Cristalizadas):
cacau-show-panettone-frutas
Apesar de não ter o formato uniforme, a fatia contém bastante fruta cristalizada e aparenta ser ainda mais colorido que na foto da embalagem.

Cacau Show (Gotas de Chocolate):
cacau-show-panettone-chocolate
 
O recheio também deixou a desejar em relação à figura da embalagem.

D’elicce (Chocolate)
delicce-panettone-chocolate
Nesse caso encontramos uma massa mais ressecada onde também não havia muito recheio.

Kopenhagen (Italiano):
kopenhagen-panettone-italiano
Ao remover da embalagem você encontra um produto bem menos colorido que na imagem, apesar das frutas cristalizadas estarem presentes em quantidade satisfatória.

Nestlé (Classic):
nestle-panettone-chocolate
Poucas gotas de chocolate na massa.


Tommy (Frutas Cristalizadas):
tommy-panettone-frutas
Foi o produto que mais se assemelhou a o desenho da embalagem.

Visconti (Gotas de Chocolate): 
visconti-panettone-chocolate
Poucas gotas de chocolate foram encontradas no produto após o corte.


Panetones são calóricos e gordurosos 

Na nossa avaliação de rotulagem, identificamos que nenhuma das marcas trazia a data de fabricação dos produtos na embalagem. Apesar de não ser obrigatório pela legislação vigente, a PROTESTE acredita que esse dado deve ser informado, pois permite ao consumidor saber quando o alimento foi produzido e, assim, optar por um produto mais fresco. 

Referente às informações nutricionais complementares obrigatórias, todos os fabricantes indicam a presença de glúten e alimentos ou traços que causem alergias alimentares. Mas não se engane. Ainda que o sabor dos panetones agrade, você não deve abusar do consumo. 

Quer uma opção menos calórica, mais saudável e ainda economizar? Confira a receita especial e saborosa de “Bolo de Frutas” que selecionamos para você!

Diferente da receita tradicional, os panetones atualmente comercializados trazem muitas calorias e açúcar, estando também entre os seus ingredientes: gordura vegetal, aromatizantes e conservantes. Já os chocotones chegam a ser ainda mais calóricos e gordurosos, com maiores teores de gorduras, principalmente as saturadas. Confira nossa análise e veja em quais marcas de chocotones possuem a maior quantidade de gordura saturada e gordura trans. 

 


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).


Imprimir Enviar a um amigo