Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Azeites extravirgens: 18 marcas em que você pode confiar

Neste Natal, coloque na sua mesa um legítimo azeite de oliva extravirgem. Veja os produtos que indicamos, após os resultados de nossos testes laboratoriais.

18 dezembro 2017 |
azeite-abertura-bons-produtos

Mais uma vez, a PROTESTE levou para o laboratório 29 marcas de azeite de oliva extravirgem, para avaliar a autenticidade e a qualidade desses produtos. Ou seja, se, entre os que se encontram nos supermercados sendo vendidos como extravirgens, existia algum (ou alguns!) que estivesse misturado com outros óleos ou que fosse virgem ou lampante (devido ao seu cheiro forte e à sua acidez elevada, não deve ser destinado à alimentação). Isso traria danos não só ao seu bolso, por você pagar a mais por um produto inferior, mas também não atenderia às suas expectativas nutricionais. E agora, às vésperas do Natal, apresentamos a você a listagem das marcas que, realmente, são legítimos azeites extravirgens.

Para comprar os melhores produtos, conte com a PROTESTE associando-se aqui!

Nossos testes foram feitos em laboratórios internacionais acreditados pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e pelo Conselho Oleícola Internacional (COI). Nós não divulgamos quais são esses laboratórios para mantermos a independência do teste. A avaliação é complexa e exige treinamento, análises específicas e equipamentos sofisticados. Para descobrir a adição de outros óleos vegetais ao azeite – o que descaracteriza o produto extraído exclusivamente da azeitona –, verificamos diversos parâmetros físico-químicos capazes de detectar a fraude. Entre eles, estão a quantidade de ceras e a composição de ácidos graxos e de esteróis.

Outra análise importantíssima foi a sensorial. Apesar de ser obrigatória em alguns países a comprovação da qualidade do azeite por meio de análises organolépticas ou sensoriais, ainda não possuímos um painel treinado brasileiro. Por isso, submetemos os azeites a um painel internacional, certificado pelo COI, no qual especialistas treinados e qualificados avaliaram os compostos dos azeites formadores de aromas e sabores complexos.

Descubra aqui mais detalhes de como fizemos o teste.

azeite-bacalhau-bons 

Esses azeites são de boa qualidade

Quando você for ao supermercado comprar os itens para a sua ceia, leve com você a seguinte lista. Assim, garantirá aquele bacalhau regado em um azeite legitimamente extravirgem! De acordo com os resultados de nossos testes, todos os listados abaixo, em ordem alfabética, se saíram bem nas análises sensoriais e dos parâmetros físico-químicos:

– Allegro

– Andorinha

– Borges

– Carbonell

– Cardeal

– Carrefour Discount

– Cocinero

– Filippo Berio

– Gallo

– La Violetera

– Maria

– Olitália

– O-live

– Qualitá

– Renata Superiore

– Taeq

– Terrano

– Vilaflor

azeite-bons-escolhas-certas

Os melhores do teste e as escolhas certas

Entre todos os mencionados acima, houve destaques. Os azeites Filippo Berio e O-live foram considerados os melhores do teste, obtendo nota bem alta em nossa avaliação final: 96. As marcas Cocinero e Carrefour Discount receberam o título de a escolha certa, por terem não só qualidade, mas também bom preço.

Veja os resultados de todos os produtos avaliados em nosso comparador de azeites.

É bom salientar que a marca O-live foi escolhida como a melhor do teste pela segunda vez consecutiva. O azeite Cocinero também tem um dado interessante: ele foi eleito, pela segunda vez, a escolha certa, após ter sido reprovado em nossas análises de 2007. Isso mostra a importância de nossas denúncias quando encontramos problemas: elas fazem com que os fabricantes melhorem seus produtos. Aproveite, então, a nossa seleção de ótimos azeites de oliva extravirgens e confraternize-se, neste Natal, em torno de uma ceia repleta não só de sabor e saúde, mas também de respeito ao consumidor.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

água de coco
Internet 2
tapioca-teste
alimentos-funcionais

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.