Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Azeites extravirgens: veja aqui as marcas em que você pode confiar
Coloque na sua mesa apenas azeites de oliva extravirgens legítimos. E mais: economize até R$ 36 comprando bons produtos. 
19 novembro 2018 |

Em 2018 reforçamos, mais uma vez, nosso compromisso em verificar a qualidade dos azeites extravirgens comercializados em nosso país, avaliando se eles atendem a legislação vigente.

Para isso, levamos a laboratórios acreditados pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), quase 70 marcas de maior representatividade no mercado brasileiro, além daquelas sugeridas por vocês, consumidores e pelos nossos associados.

E, apesar de 17 marcas avaliadas apresentarem irregularidades em nossa análise, nem tudo são más notícias: 52 marcas obtiveram notas acima de 80 (numa escala que vai até 100), sendo classificadas como de “Excelente Qualidade”, provando que há uma gama significativa de azeites que valem muito a pena serem consumidos.

prateleira-olive-oil

Acesse já nosso comparador e veja os produtos mais bem avaliados

Qualidade dos azeites brasileiros merece destaque

Além do Melhor do Teste, há outros três azeites brasileiros (num total de quatro marcas) entre os dez primeiros colocados em nossa recente avaliação.

brasil-azeite-qualidade

Isso comprova a qualidade dos produtos nacionais - que é semelhante e, em alguns casos, até superior a muitos importados!

Marca reprovada em 2017 surpreende em 2018

Além disso, um azeite de oliva que havia sido desclassificado em nosso segundo teste de 2017 (publicado em dezembro), foi considerado uma Escolha Certa neste teste.

Outro azeite reprovado três vezes pela PROTESTE (em 2013, 2016 e 2017) e uma vez, em 2017, pelo Ministério da Agricultura também se adequou. 

Uma mudança chamou atenção nesse produto, ele passou a ser envasado em seu local de produção, o que pode ter ajudado na melhoria da sua qualidade, levando-o ainda a receber  o título de Escolha Certa.

Conquistas para o consumidor

Isso mostra que após nossas inúmeras denúncias, alguns fabricantes finalmente decidiram se adequar.

vitoria-azeite

Apenas este ano, por exemplo, cinco produtos já foram retirados do mercado após divulgação do nosso estudo e ingressarmos com ação judicial contra os fabricantes dos produtos considerados fraudados.

Justiça determina a retirada de azeite do mercado após nosso teste

Mais dois azeites serão retirados do mercado após fraudes detectadas em nosso teste

Isso foi um grande avanço para todos nós, mas principalmente para você, consumidor.

Continuaremos comprometidos com a causa e seguiremos trabalhando para que todas as medidas sejam tomadas sempre a seu favor.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 4003-3907.

Leia também

shutterstock_373310398
arsenio-no-arroz

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.