Notícia

Diferença entre o azeite de oliva e outros óleos vegetais

06 setembro 2016

06 setembro 2016
Ambos são consumidos pelos brasileiros, mas para aproveitar melhor os benefícios de cada um  é preciso utilizar de forma correta e adequada na sua alimentação.

Diferença entre o azeite de oliva e outros óleos vegetais

Nas prateleiras dos supermercados, é grande a variedade de azeites e óleos disponíveis. Porém, antes de escolher qual produto levar para casa, é preciso entender as diferenças básicas entre eles e considerar sua finalidade de uso.
 
Em nosso último teste de azeites, identificamos marcas que adulteram o produto, adicionando outros óleos. Por isso é importante saber a diferença entre eles.

De modo geral, os óleos são gorduras que, à temperatura ambiente, se encontram no estado líquido. Os mais consumidos entre nós são os de origem vegetal (azeite, óleo de soja, de girassol, de milho, etc). Em comum, os óleos vegetais possuem a preferência de armazenamento em local seco e fresco.
 
Mas você sabe quais são as diferenças entre o azeite de oliva e os demais óleos vegetais? Confira abaixo na tabela as principais características de cada um:

Azeite de Oliva


Outros Óleos Vegetais

Extraído da azeitona

Extraídos de plantas chamadas oleaginosas, em geral de seus frutos.

São obtidos apenas através de processos físicos (prensagem), sem a aplicação de solventes. Podem sofrer refino, com exceção dos extravirgem que não podem ser refinados.

O processamento inclui também  processos químicos (uso de solventes), refino e purificação.

A legislação não permite a mistura com outros óleos para comercialização

Podem ser misturados para comercialização, desde que atendam aos requisitos previstos em legislação.

Contém compostos antioxidantes capazes de beneficiar o coração

Quando consumidos em excesso, podem causar problemas como obesidade e doenças do coração, pois concentram vários tipos de gorduras.


Para entender melhor a predominância de consumo, perguntamos aos seguidores em nossa página do Facebook, qual o tipo de óleo que costumam usar no seu dia-a-dia e as respostas foram bem diversificadas. Clique aqui e confira os comentários.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!


Imprimir Enviar a um amigo