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Anvisa recolhe lote de carne com conservante proibido

Carne moída bovina da marca Grã-filé foi reprovada em testes feitos no em testes feitos no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen-RJ)

27 setembro 2017 |
carne-reprovada-anvisa

Após quatro meses da Operação Carne Fraca, em que mais de 30 empresas alimentícias do país foram acusadas de adulterar produtos e comercializar carne estragada, a Anvisa determinou, na manhã de ontem (26/9), o recolhimento da carne moída bovina congelada da marca Grã Filé por conter uma substância proibida.

De acordo com testes realizados  pelo LACEN-RJ (Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro), o lote da carne moída congelada Grã-Filé 500 gr (fab:22/3/17 e val: 22/03/18) apresenta sulfito, um conservante com uso proibido em carnes moídas pelo Ministério da Agricultura (previsto nas IN 83/2003 e IN 51/2006). 

carne-moida

Além  de evitar o desenvolvimento de microrganismos, essa substância devolve às carnes em deterioração, odor e cor próprios de carnes frescas, mascarando as reais condições do produto. Dessa forma, o consumidor acaba adquirindo carnes não tão frescas quanto imagina, e pode ainda colocar em risco a sua saúde, já que a ingestão de quantidades acima do recomendado pode provocar: dores de cabeça e abdominais, náuseas, vômitos e diarreia, bem como reações asmáticas graves.  Essa prática fere ainda o artigo 8º do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que afirma que os produtos colocados no mercado não acarretarão riscos à saúde e segurança dos consumidores.

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A Agência determinou ainda que o recolhimento da carne pelo fabricante, a Frisa-Frigorífico Rio Doce, proibindo  a distribuição, venda e uso em todo território nacional desse lote. Caso você tenha comprado esse produto ou tenha uma ou mais amostras desse lote em casa, pode procurar o estabelecimento onde o adquiriu para buscar o ressarcimento de seu dinheiro ou a troca do produto por outro. E, se você passou mal após o consumo, pode acionar o Procon de sua cidade ou procurar nosso Serviço de Defesa do Consumidor, por meio do canal Reclame, ou ligando para o telefone 0800-282-2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular). 

 

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